Como vai a Arte na Educação Infantil?
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267532019010Palabras clave:
arte , educação , infantil , pedagogias em artes, experiências docentesResumen
Este artigo tem como foco das discussões as ações pedagógicas naturalizadas em artes visuais desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Os exemplos, reflexões e análises são decorrentes das experiências docentes da autora no curso de Pedagogia da UFRGS e pesquisas desenvolvidas em Escolas Municipais Infantis de Porto Alegre com professoras e crianças ao longo de 15 anos. Para além de traçar um panorama das pedagogias em arte no contexto da educação infantil, procura-se entender e problematizar as concepções de criança, arte e educação que norteiam tais práticas pedagógicas nas instituições que educam crianças pequenas.
Descargas
Citas
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano:1: Artes do Fazer. Petropólis: RJ. Vozes, 1994.
BORGES, Camila ; CUNHA, VIEIRA da. Susana R. . E se eu juntar este com aquele?! A pesquisa com crianças e os encontros com a arte contemporânea. Revista Textura. Canoas: ULBRA v. 16, p. 88-101, 2014.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Artes Médica Sul, 2000.
KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Cadernos de Educação Infantil n 8. Porto Alegre. Ed. Mediação, 1999
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org). Transformações nos saberes sobre arte e seu ensino. Revista Projeto, Porto Alegre: Artes Plásticas, v.3,n.5, 2001
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).Como vai a Arte na Educação Infantil?. Revista de Educação Presente! CEAP Salvador: v. 56, p. 4-12, 2007.
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).EntreVan Goghs, Monets e Mônicas: a infância educada através das imagens. Ciências & Letras, Porto Alegre: v. 43, p. 107-124, 2008.
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Revista Zero-a-Seis, UFSC, Florianópolis: v. 1, p. 26-42, 2009.
VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).ConversACCIONES: Niños y materiales expresivos. In: Arianna Fasanello. (Org.). Cultura Visual, Investigación y Educación Artística. 1ed. Montevidéu: Editora da UDELAR, 2014, v. 1, p. 39-46.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.