Criação, Experiência E Compartilhamentos – O Ser E Estar Artista Professor.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267512019026

Palabras clave:

artista-professor , arte contemporânea , criação , experiência , ensino

Resumen

Este ensaio inserido no debate em torno do tema “Artista Professor– ser e estar”, reúne diversas reflexões pessoais sobre o  tema, considerando também a experiência deste pesquisador como ponto de partida. No cerne desta questão, a reflexão a ser desenvolvida deverá seguir o ser e estar deste artista/professor, indagando o que significa ser um e outro, ou apenas ser em tempo integral, sou ou estou artista/professor?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andre Luiz Rigatti, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Portugal.Universidade Federal de Rondônia.

Artista plástico e professor. Doutorando em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2012). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005). Professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia - UNIR em Porto Velho RO.,

http://lattes.cnpq.br/6033404427169836

Citas

ALMEIDA, B. P. A Impossibilidade de Ensinar Arte é a Realidade que Funda Uma Escola de Arte. IN: Pensar o Fazer da Pintura - 31 Teses sobre o investigar e criar em pintura. FBAUP, Porto: 2017

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOMES, J. Beuys Homem-Arena. In BEUYS, J. (2011). Cada homem um artista. 7 Nós, 2011.

HERNÁNDEZ,F. Transgressão e Mudança na Educação. Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ,F.; VENTURA,M. A Organização do Currículo por projetos. O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KRAUSS, R. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Disponível em: https://artecontemporaneaeahc.files.wordpress.com/2016/10/krauss_voyage-on-the-north-sea.pdf acesso 05/03/2019.

REIS, C. N. B. A.; SANTOS, P. C.; FRIQUES, M. S. Arte e Política em Joseph Beuys: o Homem como obra de arte. REDIGE SENAI. 2013. Artigo disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321775809_Arte_e_Politica_em_Joseph_Beuys_o_Homem_como_obra_de_arte acessado em 28/02/2019.

SOUSA, D. M. C. de. A Experiência do Professor-Artista. Dissertação de Mestrado em Educação Artística. Repositório digital Universidade de Lisboa. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/33693/2/ULFBA_TES1117_DALILA_Dissertacao%20Final.pdf acesso 05/03/2019.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

RIGATTI, Andre Luiz. Criação, Experiência E Compartilhamentos – O Ser E Estar Artista Professor. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2019. DOI: 10.5965/24471267512019026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/14818. Acesso em: 23 nov. 2024.