Criação, Experiência E Compartilhamentos – O Ser E Estar Artista Professor.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019026Palabras clave:
artista-professor , arte contemporânea , criação , experiência , ensinoResumen
Este ensaio inserido no debate em torno do tema “Artista Professor– ser e estar”, reúne diversas reflexões pessoais sobre o tema, considerando também a experiência deste pesquisador como ponto de partida. No cerne desta questão, a reflexão a ser desenvolvida deverá seguir o ser e estar deste artista/professor, indagando o que significa ser um e outro, ou apenas ser em tempo integral, sou ou estou artista/professor?
Descargas
Citas
ALMEIDA, B. P. A Impossibilidade de Ensinar Arte é a Realidade que Funda Uma Escola de Arte. IN: Pensar o Fazer da Pintura - 31 Teses sobre o investigar e criar em pintura. FBAUP, Porto: 2017
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOMES, J. Beuys Homem-Arena. In BEUYS, J. (2011). Cada homem um artista. 7 Nós, 2011.
HERNÁNDEZ,F. Transgressão e Mudança na Educação. Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HERNÁNDEZ,F.; VENTURA,M. A Organização do Currículo por projetos. O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KRAUSS, R. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Disponível em: https://artecontemporaneaeahc.files.wordpress.com/2016/10/krauss_voyage-on-the-north-sea.pdf acesso 05/03/2019.
REIS, C. N. B. A.; SANTOS, P. C.; FRIQUES, M. S. Arte e Política em Joseph Beuys: o Homem como obra de arte. REDIGE SENAI. 2013. Artigo disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321775809_Arte_e_Politica_em_Joseph_Beuys_o_Homem_como_obra_de_arte acessado em 28/02/2019.
SOUSA, D. M. C. de. A Experiência do Professor-Artista. Dissertação de Mestrado em Educação Artística. Repositório digital Universidade de Lisboa. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/33693/2/ULFBA_TES1117_DALILA_Dissertacao%20Final.pdf acesso 05/03/2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.