A atualidade De John Dewey para a educação: mais arte, não menos
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267432018009Palabras clave:
John Dewey, educação contemporânea , Aristóteles , análise retóricaResumen
Este trabalho busca mostrar que John Dewey oferece valiosa contribuição para o desenvolvimento de reflexões sobre os problemas educacionais dos dias de hoje. Para cumprir esse objetivo, o trabalho desenvolve um estudo sobre o livro Arte como experiência de Dewey, com o intuito de discutir o vínculo estabelecido pelo autor entre os dois conceitos que formam o título– arte e experiência. Os resultados desse estudo são transportados para a educação – assunto não focalizado no referido livro – considerando o cenário educacional atual. A metodologia utilizada é a análise retórica, em conformidade com os trabalhos do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), cujos fundamentos encontram-se na obra de Aristóteles, em especial nos Tópicos e na Retórica, segundo a interpretação feita por Chaïm Perelman e outros integrantes do movimento contemporâneo de revisão da filosofia Aristotélica. O trabalho conclui que a transposição dos conceitos estéticos de Dewey para a educação traz várias contribuições aos educadores, apoiando medidas inovadoras, como o uso das artes na escola e a criação de novos métodos para o ensino da arte, e também oferecendo inspiração para transformar a educação em uma experiência gratificante e humanizadora. Tais contribuições, no entanto, devem ser confrontadas com a radicalidade política que está presente nas análises feitas por Dewey sobre a cultura contemporânea.
Descargas
Citas
ANDRADE, Erika Natacha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinicius (2012). Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud. Educar em Revista, Curitiba, v. 44, n. 2, p. 275-291, abr./jun..
BARBOSA, Ana Mae (1982). Recorte e colagem: influências de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Autores Associados/Cortez.
BARBOSA, Ana Mae (2002). John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez.
BARBOSA, Ana Mae (2003) Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós- modernismo. Arte, São Paulo, n. 0, out.
BERTI, Enrico (1997). Aristóteles no século XX. São Paulo: Loyola. Tradução de Dion Davi Macedo.
CRICK, Nathanael (2010). Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina.
CUNHA, Marcus Vinicius (1994). John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes.
CUNHA, Marcus Vinicius (2001). John Dewey: a utopia democrática. Rio de Janeiro: DP&A.
CUNHA, Marcus Vinicius (2005). Comunicação e arte, ou a arte da comunicação, em John Dewey. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 9-20, maio/dez.
CUNHA, Marcus Vinicius (2010). História da educação e retórica: ethos e pathos como meios de prova. In: Silva, M.; Valdemarin, V. T. (Org.). Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica.
CUNHA, Marcus Vinicius; GARCIA, Débora Cristina (2011). Pragmatism in Brazil: John Dewey and education. In: PAPPAS, G. F. (Org.). Pragmatism in the Americas. New York: Fordham University.
DEWEY, John (1922). Human nature and conduct: an introduction to Social Psychology. The Middle Works of John Dewey, 1899-1924. Volume 14.
DEWEY, John (1959). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. edição. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira.
DEWEY, John (2007). Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática. Tradução de Roberto Cavallari Filho.
DEWEY, John (2010). Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes. Tradução de Vera Ribeiro.
MEYER, Michel (2007). A retórica. São Paulo: Ática. Tradução de Marly N. Peres.
MOREIRA, Carlos O. Fiúza (2002). Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey. Bragança Paulista: EDUSF.
PAGNI, Pedro Angelo (2011). Leituras sobre as contribuições de John Dewey para a educação. In FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. (Org.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas: Mercado de Letras.
PIMENTA DE ARAÚJO, Rita; CUNHA, Marcus Vinicius (2011). A apropriação de Aristóteles por John Dewey. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 43-70, jan./jun.
PERELMAN, Chaïm (1982). The realm of rhetoric. Notre Dame: Notre Dame University. Tradução de William Kluback.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie (1996). Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes. Tradução de Maria E. Galvão.
REBOUL, Olivier (2004). Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes. Tradução de Ivone Castilho Benedetti.
SOUZA, Rodrigo Augusto (2011). O lugar de pensamento de John Dewey na historiografia da educação brasileira. In FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. (Orgs.). Leituras sobre John Dewey e a educação. Campinas: Mercado de Letras.
TOULMIN, Stephen (2001). Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes. Tradução de Reinaldo Guarany.
VALDEMARIN, Vera Teresa (2010). História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 REVISTA APOTHEKE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor y Licenciamiento
Los autores de los trabajos enviados a la Revista APOTHEKE autorizan su publicación en formato impreso y digital, exclusivamente con fines académicos, pudiendo ser reproducidos siempre que se cite correctamente la fuente. Los autores certifican la originalidad, autoría y carácter inédito de sus manuscritos.
Los artículos publicados por la revista están disponibles gratuitamente y destinados a fines académicos y no comerciales. Todos los derechos de autor son cedidos a la revista. Los artículos firmados representan exclusivamente la opinión de sus autores y no reflejan la posición oficial de la Revista Apotheke. Los autores se comprometen a citar la publicación original siempre que reproduzcan, divulguem o hagan referencia al artigo publicado en la Revista Apotheke, de la siguiente forma:
“Este artículo fue publicado originalmente por la Revista Apotheke en el volumen (colocar el volumen), número (colocar el número), en el año (colocar el año), y puede ser consultado en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index”
Es responsabilidad exclusiva de los autores obtener autorización por escrito para el uso de cualquier material protegido por derechos de autor incluido en sus artículos. La Revista Apotheke no se responsabiliza por eventuales infracciones cometidas por sus colaboradores.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, bajo la licencia Creative Commons de tipo Atribución-NoComercial (CC BY-NC):
-
Atribución (BY): Los licenciados pueden copiar, distribuir, mostrar, ejecutar y crear obras derivadas, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o titular de la licencia, en la forma indicada.
-
Uso No Comercial (NC): Los licenciados pueden usar el material solo con fines no comerciales.
Después de la publicación, los autores conservan sus derechos de autor y pueden volver a publicar el texto.