Studies on John Dewey: the internship in visual arts in childhood education
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021116Abstract
This article weaves relationships between teaching experience and theoretical studies in order to fundamentally analyze the experiences of the Supervised Curricular Internship I, a discipline in the Visual Arts degree course at the State University of Santa Catarina (UDESC). The pedagogical performance resulting from the discipline took place in Early Childhood Education, at the Municipal Child Education Center (NEIM) Hassis, located in Florianópolis-SC. The pedagogical theories that influenced the research in the internship are related to works by John Dewey (1932, 1959, 1979a, 1979b) and supported by contemporary authors (CUNHA, CARVALHO), whom promote a progressive analysis of some of Dewey’s theories in philosophy and education.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2016.
CARVALHO, Viviane Batista. John Dewey e o trabalho pedagógico na educação infantil. Curitiba: Appris, 2015.
CUNHA, Marcus Vinicius da. Dewey e Piaget no Brasil dos anos 30. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 5-12, maio 1996.
DEWEY, John. A criança e os programas de ensino. Educação, São Paulo, v. 7, n. 4/5.Abr/maio, 1932.
DEWEY, John. Vida e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 5. ed. São Paulo: Nacional. 1959.
DEWEY, John. Como Pensamos, como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b.
FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal da Educação. Creche Hassis. Projeto Político Pedagógico. Florianópolis, SC, 2015.
LLENAS, Anna. O monstro das cores. Lisboa: Nuvem de Letras, 2020. 3ª ed.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental. Florianópolis: SEE, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Miguel Vassali
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.