Drawing drawn: research and practices of Stephen Farthing
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267622020059Keywords:
exoerimentalism , structures, sculpture, architecture , drawing and desingAbstract
This article presents an overview of the studies into drawing by Stephen Farthing, artist, and researcher. His studies include definitions and taxonomies of drawing developed to broaden the understanding of the drawing practice and teaching beyond the territory of the arts field. In these studies, Farthing uses drawing itself as a means of investigation. The data was collected by Zimmermann (2016) during her doctorate studies at the University of the Arts London, with the supervision of Farthing and access to his collection of drawings, publications, and interviews. Finally, the studies track the journey into drawing research by Farthing, as well as it shows the role of drawing as an interdisciplinary knowledge, a means of investigation, and an intellectual field with territories to be explored.
Downloads
References
FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia Uni-versity, 2011, p. 21-25.
FARTHING, Stephen, CHORPENING, K.; WIGGINS, C. (Org.). The good drawing. Lon-don: CCW, 2012.
FARTHING, Stephen. Taxonomias do desenho: entrevista [ago. 2015]. Entrevistadora: Anelise Zimmermann. Londres, 2015, 1 arquivo .mp4. (60 minutos). Entrevista concedida para tese.
FARTHING, Stephen. Drawing and Writing: the Intersection. Draw Event: Interrogating interdisciplinary approaches to drawing. University of the Arts London: Londres, 2016. Dis-ponível em: <https://draw.myblog.arts.ac.uk/2016/01/19/draw-event-drawing-and-writing-the-intersection/>. Acesso em: 28 Jul. 2020.
FARTHING, Stephen. Intersecções do desenho e a escrita: entrevista [jul. 2020]. Entrevis-tadora: Anelise Zimmermann. Florianópolis (realizada online), 1 arquivo .mp3. (20 minutos). Entrevista concedida para artigo.
O desenho conectando conhecimentos. Episódio 1: A pesquisa em desenho. Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC. 1 DVD (20 min), MP4, color. Portu-guês/Inglês, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 Jul. 2020.
ZIMMERMANN, Anelise. O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar. Tese Doutorado – Centro de Artes e Comunica-ção/Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016, p. 221.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.