Desenho e linha: modos de Pensamento e Expressão
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019101Keywords:
line, drawing, extension of trought, expressionAbstract
This paper addresses some considerations about the content approached in the second chapter of my thesis, which extends to the questions of the line in its generais scope and in the specific one of the drawing. The study involves the theme of drawing as being a direct means of expression and the presence of the line acting in the ordering of our abstract thinking. It is questioned to what extent the proximity with the drawing in the day to day, by its character of annotation or orientation, could activate its practice as a means of creation in the arts. I conclude by presenting three contemporary artists who work on the problematic of the line in the expanded field of drawing.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha. in: MOLDER, Filomena. Matérias Sensíveis. Lisboa: Relógio D' Agua Editores, 1999.
BUTLER, Connie e DE ZEGHER, Catherine. On line: Drawing trough the Twentieth Century. Publicado por The Museum of Modern Art, Nova York, 2010.
BROOKS, Alfred. Drawing. in The Art Bulletin vol. 2, n.3. New York: College Art Association, março de 1920).
CATTANI, Icleia. O desenho como abismo. in Revista Porto Arte v 13, nº 23 – Porto Alegre, 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes.
DUZZO, Flávia. Ausências no desenho: áreas de não desenho, apagamento e desgaste. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Artes – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, Brasil. 2014.
GODOY, Vinícius. Iberê. Influência é desenho. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Artes – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, Brasil. 2009.https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2/browse?type=author&value=Godoy%2C+Vin%C3%ADcius+Oliveira. Consulta: 05/07/2019
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2009.
MOLINA, Juan José Gómez. Las lecciones Del dibujo. Ediciones Cátreda. Madrid-Espanha, 2006.
PAREYSON, Luigi. Teoria da Formatividade. Rio de Janeiro:Vozes,1993.
TONE, Lilian(org.) William Kentridge Fortuna. Catálogo da exposição, 2012.
VINCI, Leonardo da. The Notebooks of Leonardo Da Vinci.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.