Desenho e linha: modos de Pensamento e Expressão
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019101Palavras-chave:
linha, desenho, extensão do pensamento, expressãoResumo
Neste artigo são apresentadas algumas considerações sobre o conteúdo abordado no segundo capítulo da minha tese[1], que se estende às questões da linha no seu âmbito geral e no específico do desenho, bem como uma reflexão sobre o ato de desenhar. O estudo envolve o tema do desenho como sendo um meio direto de expressão, e a presença da linha atuando na ordenação do nosso pensamento abstrato. Questiona-se em que medida a proximidade com o desenho no dia a dia, quer pelo seu caráter de anotação ou orientação, poderia ativar a sua prática como meio de criação nas artes. Finalizo, apresentando três artistas contemporâneos que trabalham a problemática da linha na expansão do campo do desenho.[1] Ausências no Desenho: áreas de não-desenho, apagamento e desgaste. Defendida em outubro de 2014 – ppgav-UFRGS.
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