Pintura, cultura e realidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019103Keywords:
culture , painting , subjectivity , realityAbstract
This article aims a reflection about art as knowledge area that studies and disseminates culture. Therefore, the scenarios of modernity and postmodernity suggest, as Lipovetsky (2004) presents, the advance of the production of subjectivity through culture and consumption systems. It influences the desires and the formation of individuals. For this reason, Guattari and Rolnik (1996) differentiate the processes of singularization (which intends to make individuals aware of the imposed subjectivities in order to create alternatives for an autonomous life) and individualization (this refers to the efforts of the capitalist production for regulate the groups according with consumption). In this sense, the ideas of Merleau- Ponty (2013) about the raw material of painting are exposed: culture and social relations in their respective contexts. Also through the texts of Sabino (2018) the role of painting is analyzed as a reading of reality. Painting and artistic work in this scenario can contribute to the identification of social realities as a new process of perceptions and sensibilities
Downloads
References
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1996.
LAMPERT, Jociele. [Entre paisagens] ou sobre 'ser' artista professor. In: Cadernos de Pesquisa – Pensamento Educacional. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UTP. Dossiê: arte e educação: abordagens e perspectivas. Paraná: Curitiba, 2016, v. 11, n. 29. ISSN: 2175-2613.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. 129 p.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
ROTHKO, Mark. A realidade do artista. Filosofias da arte. Lisboa: Cotovia, 2007.
SABINO, Isabel Maria. Four seasons, please! #3: A realidade, a pintura e algum cinema. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, v. 23, n. 39, p.31-45, jul.-dez. 2018. e-ISSN 2179-8001.
SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea. Acervo do MAC on-line. Como vai você, Geração 80? In: Arte do século XX/XXI: visitando o MAC na web. [s.d.]. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo6/vaivc/index.html. Acesso em: 20 fev. 2019.
SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. Revista Matéria-Prima. Lisboa, 2017, v. 5 n. 10. ISSN 2182-9756 e-ISSN 2182-9829.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.