R/E/P: Rimador-educador-pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019126Keywords:
Hip-Hop, education , artAbstract
This work is an invitation to the reader to think together the hip-hop cultural movement as a contemporary art and tool of teaching and social transformation and the creative processes of rap construction and the concepts that surround their constructions, along with their possible displacement to field of education. It is in this context that the concept that surrounds the Rhymer-Educator-Reseacher act is presented articulating the rhymer - one who creates music, improvises, verses and poems, transmits the message and also receives it - the educator - the one who teaches and learns in a joint way, uses the scientific and empirical pedagogy - and the researcher - the one who uses his experience, goes to the field seeks to give depth to his knowledge, investigates, searches and collects data through readings, interviews, and other techniques to get what you need. In this sense, the Rhymer-Educator-Researcher articulates through the hyphen.
Downloads
References
DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes. In: Maria das Vitórias Negrieiros do Amaral, Maria Betãnia e Silva. (Org). Conferências em Arte/Educação: Narrativas Plurais. 1ed. Recife: FAEB, 2014.
FIDÉLES, Nina. O movimento hip-hop no Brasil. São Paulo: Editora Caros Amigos, 2014.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: Ana Mae Barbosa, Lilian do Amaral. (Org). Interterritorialidades: mídias, contextos e educação. São Paulo: Senac, 2008.
MOURA, Thiago. Resenha do rap. Pelotas: Bradamente Livros, 2017.
PILLAR, Analice. Leitura & releitura, Arte na escola. Porto Alegre, v. 1, n. 15, 1996.
RAMOS, Celia Maria Antonacci. Grafite & pichação: por uma nova epistemologia da cidade e da arte. CEART/UDESC, 2008.
Retórica. SP: Editora Edipro, 2011. Trad. Edson Bini.
Retórica.. Grafite Pichação & Cia. São Paulo: Annablume, 1994.
TAPERMAN, Ricardo. Se liga no som. São Paulo: Claro Enigma, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.