Pescador de possíveis a montagem como possibilidade de um trabalho com imagens
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267422018050Keywords:
montage, collage , atlas , artistic practicesAbstract
By mapping the actions and knowledge contained in my artist practices I have understood the montage as an important element in the process of creating a collage and, consequently, in the work with images. Guided by the will to effect a thought connected with my experience, in this text I try to pay attention to the principles that the montage of a collage makes possible, approaching the notion of atlas of images developed by Aby Warburg where I am offered a visual configuration of thoughts by where the exchange, circulation and survival (DIDI-HUBERMAN, 2013) of the images.
Downloads
References
AUGÉ, M.; DIDI-HUBERMAN, G.; ECO, U. L’Expérience des Images. Bry- sur Marne: Editons INA, 2011.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo:
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
COHEN, R. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas - como levar o mundo nas costas? In: Sopro: panfleto político cultural, n. 41. Florianópolis: Ed.Cultura e Barbárie. 2010. Disponível em <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/outros/atlas.html> Acesso em 20/07/2015.
DIDI-HUBERMAN, G. Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Pensar debruçado. Lisboa: KKYM, 2015.
FUÃO, F. F. A collage como trajetória amorosa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011.
MICHAUD, P. A. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: editora 34, 2009.
SALLES, C. A. Redes de Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
SAMAIN E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2012.
WARBURG, A. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.