Corpo e (des) fragmentação do discurso
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267412018033Keywords:
body, art, womanAbstract
This article discusses the matters related to the body and to the discourse (de)fragmentation since the readings of the texts “The mortification of the body in if this is a man? By Primo Levi” and “Surrealism, myth and psychoanalysis”. Through the concepts of simulacrum, fetish, the gradiva mith, the idea of woman as muse and artist, carries out problematizations such as showing that the body and especially the female body in the field of art and life was/is violated in various ways; and that the debate about this space is
necessary for the construction/deconstruction of the imaginary and speeches in the social and artistic spheres, this is, it is necessary to break up with the production of signs and consequently with phallocentric subjectivities, racist and Eurocentric, over artistic maneuvers and articulations thinking of the woman's body as a producer of the social body.
Downloads
References
FELIX, José Carlos; SALVADORI, Juliana Cristina. A mortificação do corpo em é isto um homem? De Primo Levi. Ilha do Desterro v. 68, nº 3, p. 043-053, Florianópolis, set/dez 2015. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175- 8026.2015v68n3p43 >. Acesso em: 18 jun. 2017.
FER, Briony. Surrealismo, Mito e psicanálise. In: Arte Moderna Práticas e Debates, São Paulo, Cosac & Naify, 1998. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/2571136/fer-briony---surrealismo- mito-e-psicanalise-in-a-arte-no-entre-guerras---lit-fr>. Acesso em: 21 abr. 2017.
FRAGA, Ana Maria da Silva. Escombros processos poéticos em performance- instalação. Salvador, Bahia, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.