Movimento (Re)existência: poéticas de conscientização
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017056Keywords:
arte , educação sensível , (re)existir , micropoliticasAbstract
O texto trata de ações desenvolvidas junto ao Movimento (Re)Existência, que ocorreu na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, no período de outubro a dezembro de 2016, como forma de oposição às alterações das políticas educacionais impetradas pelo governo federal, através da Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2.017 (ex-Medida Provisória 746/16). Alterações essas que interferiram no processo de humanização dos sujeitos e sua relação com a educação do sensível, dentro e fora do ambiente escolar. As considerações e a avaliação realizada realçam as lutas históricas em prol da manutenção do ensino da arte em todos os níveis de formação, no cenário nacional e local. O viés segue a dimensão micropolítica das práticas cotidianas, enfatizando o papel da arte e dos artistas como agentes políticos de transformação.Downloads
References
ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
CANTON, Kátia. Da política às micropolíticas. Editora Martins Fontes, 2011.
D´OLIVEIRA. Auta Inês Medeiros Lucas. Nas Águas da AGA – Reflexões sobre a Associação Gaúcha de Arte-Educação e seus Reflexos na História do Ensino da Arte no RS. Dissertação. Pós-Graduação em Artes Visuais. Pelotas: UFPel, 2014.
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 2015.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes (2005).
HERNÁNDEZ, Fernando. A Construção da Subjetividade Docente como Base para uma Proposta de Formação Inicial de Professores de Artes Visuais, In: OLIVEIRA, Marina Oliveira; HERNÁNDEZ, Fernando (orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Ed.da UFSM, 2015.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr, 2002.
LARROSA, Jorge et al. Habitantes de Babel – Políticas y Poéticas de La Diferencia. Barcelona: Laertes, S.A. de Ediciones, 2000.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação Cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
MEIRA, Marly Ribeiro. Cartografia das Mutações em Arte-Educação no RS últimas décadas. In: SILVA, Ursula R.da Silva;
SENNA, Nádia da Cruz; MEIRA, Mirela R. (orgs) Memórias e Perspectivas da Arte/Educação no RS. Pelotas: Ed. Da UFPel, 2016.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando (orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Ed da UFSM, 2015.
PAGLIA, Camile. Imagens Cintilantes Uma Viagem Através da Arte Desde o Egito a Star Wars. Editora Apicure, 2010.
RICHTER, Ivone Mendes. Arte/Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas FAEB e ANPAP, In: SILVA, Ursula R.da Silva; SENNA, Nádia da Cruz; MEIRA, Mirela R. (orgs) Memórias e Perspectivas da Arte/Educação no RS. Pelotas: Ed. Da UFPel, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.