O conceito de experiência na filosofia de Jonh Dewey: Implicações estéticas, éticas, lógicas e pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025109

Palavras-chave:

Desinteresse, Educação, Estética, Experiência, Lógica

Resumo

Este trabalho analisa de que maneira o conceito de experiência perpassa a filosofia de John Dewey, influenciando estudos sobre estética, ética, lógica, política e educação, dentre outras ciências humanas. Além deste intento geral, os objetivos específicos se apresentam, como descrever a função e relevância dos símbolos para a filosofia pragmática e o contexto educativo; refletir sobre a natureza estética da experiência e do pensamento arrazoado, frente aos problemas da existência; analisar a anulação do desejo discente pela aprendizagem, por conta dos saberes pedagógicos tradicionais que perpetuam a cisão entre teoria e prática, dentre outros procedimentos que não consideram a experiência; refletir sobre a avaliação, à luz de pressupostos pedagógicos deweyanos. Como aportes teóricos, além de obras conhecidas do autor, tais quais Como pensamos (Dewey, 1959a), Democracia e Educação (1959b), Reconstrução em filosofia (1959c), Logic: The Theory of Inquiry (1980), Arte como experiência (2010), contribuem para o percurso reflexivo escritos de Barbosa (2015), Cunha (1999), Shook (2002), Gauthier & Tardif (2010), dentre outros. A perspectiva metodológica se inspira nos conceitos de redescrição de Rorty (1995). A reflexão empreendida sobre a natureza da experiência, tal como enunciada por Dewey, pode lançar luz sobre o antigo flagelo do desinteresse dos alunos pelas rotinas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dantas Trevisan, Universidade Federal de Jataí

Pós-doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela FAAC Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru (2020), Doutor em Educação pela UNESP - Marília (2011), Mestre em Educação para A Ciência PGFC UNESP - Bauru (2008), possui Licenciaturas em Letras Inglês (1999), Educação Artística Hab. Artes Plásticas (1993) e Pedagogia (2023). Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação / FE da Universidade Federal de Jataí - UFJ, Goiás.

Marcos Henrique, Instituo Federal do Rio de Janeiro - Câmpus Duque de Caxias

Doutor em Ensino de Ciências pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2023), Mestre em Ensino de Ciências pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru (2018), Especialista em Informática aplicada à Educação (2022), Licenciado em Matemática pela USP – Universidade de São Paulo (2009). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ – Câmpus de Duque de Caxias

Simone de Cássia Soares da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus Cuiabá - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora -Portugal. Bolsa PDSE/ CAPES 2024/2025. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - PPGE/ Cuiabá. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUR (2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE (2006). É graduada em Pedagogia (2004).  Professora efetiva da rede municipal de Educação de Primavera do Leste, MT. (2004 -até o momento

Referências

ARAÚJO, I. L. O conceito pragmatista de filosofia de John Dewey. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norteamericana. Ano I, nº 1, p. 1-15, 2009.

BARBOSA, A. M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 29/08/2012.

CUNHA, M. V. A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovador. Educ. Rev. Nº30, pp.77-92, 1999.

DEWEY, J. Affective Thought. The Later Works. Carbondale: Southern Illinois University, 2008.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959a.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959b.

DEWEY, J. Experiencia y educación. Buenos Aires: Losada, 1958.

DEWEY, J. Logic, The Theory of Inquiry. Irvington: Irvington Publishers, 1980.

DEWEY, J. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959c.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.

GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A pedagogia. Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 549f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica (PUC). Filosofia da Educação. São Paulo, 1992.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

RORTY, R. Pragmatismo: a filosofia da criação e da mudança. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

SHOOK, R. J. Os pioneiros do pragmatismo americano. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TREVISAN, M. D. Ecos do pensamento de Peirce no legado de Dewey: Relações entre experiência, linguagem, ética e educação. Cuiabá: EdUFMT, 2016.

VASCONCELOS, R. L. S. S.; WIGGERS, I. D. A arte nas escolas-parque de Brasília: concepções do trabalho pedagógico. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 101, n. 259, p. 547-566, set./dez. 2020.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

TREVISAN, Marlon Dantas; SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da; SILVA, Simone de Cássia Soares da. O conceito de experiência na filosofia de Jonh Dewey: Implicações estéticas, éticas, lógicas e pedagógicas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 109–125, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27035. Acesso em: 28 set. 2025.