Salette Tavares (1992-1994): a estética como elemento integrante do processo artístico
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024159Palavras-chave:
Salette Tavares, estética, Processo Artístico, Criação, InvençãoResumo
A obra artística de Salette Tavares (1922-1994) pressupõe uma concepção da estética enquanto ex-periência de captação e apreensão da “matéria de criação”. A artista vê na diversificação das poéti-cas um conjunto de recursos para a realização das possibilidades formais dos objectos artísticos e concede à estética, como modo de conhecimento, uma intervenção activa no processo de concepção e realização obra de arte, e não a mera explicitação desse processo. Para a artista, os conceitos indis-sociáveis de “forma” e de “criação” implicam um aprofundamento fenomenológico do lugar da esté-tica no âmbito da filosofia e da criação artística, a partir do que anteviu ser o início de uma era de experimentação radical no campo das artes a partir das décadas de 1950 e 1960, em que criação e invenção se alimentam mutuamente.
Downloads
Referências
TAVARES, Salette. O Lugar da Estética na Filosofia. Revista Portuguesa de Filosofia, Braga, vol. II, Tomo XI (Actas do I Congresso de Filosofia), Julho-Dezembro, 1955, pp. 316-317.
TAVARES, Salette. Aproximação do Pensamento Concreto de Gabriel Marcel, Lisboa: Edição de autor, 1948.
TAVARES, Salette. Forma e Criação. Brotéria, Braga, Vol. LXXX, nº 5, 1965, p. 591.
TAVARES, Salette. Teoria da Informação e Abraham A. Moles. Brotéria, Braga, Vol. LXXXIV, nº 2, 1967, p. 152.
TAVARES, Salette. Forma Poética e Tempo. Brotéria, Braga, vol. LXXXI, nº 1-2, 1965, p. 45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.