A quem interessar possa: cartas como estratégia confessional e ficcional em escritos como processos artísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024081

Palavras-chave:

escrita epistolar, produção artística, processos artísticos

Resumo

O presente artigo busca refletir a respeito da escrita epistolar como escrita para processos que possuem características ligadas a pessoalidade em narrativas confessionais e ficcionais. A pesquisa se constitui a partir da produção poética autobiográfica com cartas endereçadas a artistas referência ou a personificações criadas. Dialogando com artistas como Leonilson e Bispo do Rosário e tendo como base teórica os escritos de Leonor Arfuch e Jorge Larrosa sobre o espaço biográfico e o ensaio como modo de escrita. A carta, aqui entendida como ficção que performa um diálogo, permite explorar os afetos e divergências de modo íntimo e em consonância com as intenções emocionais dos trabalhos. A comunicação contínua, somada aos elementos que usualmente constituem as correspondências, como o registro datado, vocativos, despedidas e assinaturas, possibilitam uma maior liberdade performativa e ficcional. A experimentação da escrita epistolar como processo artístico possibilitou a exploração das demandas teóricas e afetivas de uma produção essencialmente intimista.

Downloads

Biografia do Autor

Isabela Cisne Pascon, Universidade Estadual de Londrina

Artista, estudante de graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e estagiária voluntária da Divisão de Artes Plásticas da UEL - PR, onde desenvolve um projeto de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa Cartografando os entre lugares da arte, da pesquisa e do ensino

Danillo Gimenes Villa, Universidade Estadual de Londrina

Natural de Echaporã, São Paulo, artista, professor é Doutor em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2003) e graduado em Educação Artística pela mesma instituição (1994). É professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina, atuando nas disciplinas de Desenho e Pintura. Atua como chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL - desde 2011, onde é organizador do Edital Arte Londrina, que seleciona projetos de arte contemporânea para exposições coletivas. Como artista, trabalha essencialmente com desenho e seus desdobramentos como ações reflexivas.

Referências

ARFUCH, Leonor. O Espaço Biográfico: Dilemas da Subjetividade Contemporânea. Tradução, Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CLARK, Lygia. Carta a Mondrian. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 46-49.

DANTAS, Marta. Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. In: Ditos e Escritos; V. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. 2006. 205 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

LAGNADO, Lisette. Leonilson: São tantas as verdades. 3. ed. São Paulo: Projeto Leonilson: SESI, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, abr. 2002. p. 20-28

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, 2003.

LAZARIN, Denize Helena; LONDERO, Rodolfo Rorato. A escrita de si: contornos da autobiografia e autoficção em O corpo em que nasci, de Guadalupe Nettel. Contexto-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES, n. 33, 2018.

SABINO, Fernando; LISPECTOR, Clarice. Cartas perto do coração. Rio de Janeiro: Record. 2011. p.127 e 169.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

CISNE PASCON, Isabela; VILLA, Danillo Gimenes. A quem interessar possa: cartas como estratégia confessional e ficcional em escritos como processos artísticos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 081–092, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25836. Acesso em: 9 fev. 2025.