O enigma de Palm Pavilion se projeta sobre Inhotim
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025140Palavras-chave:
Rirkrit Tiravanija, Inhotim, Arte Contemporânea, Espacialidades Contemporâneas, Representação CulturalResumo
Um estranho edifício de linhas modernistas, mais um entre tantos outros espalhados em meio a um exuberante jardim tropical, guarda um repertório de imagens, símbolos e artefatos à primeira vista sem nexo. Juntos - arquitetura, paisagem e demais vestígios de uma cultura material cuja única coesão aparente é a presença difusa da palmeira - exigem dos visitantes uma atividade de investigação: dar sentido aos sinais que disparam contra seus olhares e a paisagem que avistam ao redor. Palm Pavilion (2006-2008), um dos principais trabalhos de Rirkrit Tiravanija, sediado em Inhotim/Brumadinho-MG, nos permite indagar o papel crítico e contestador desempenhado pela arte contemporânea frente às atuais formas de produção espacial. Conceitos como “protocolo de exibição”, “confinamento cultural” e “marco arquitetônico” serão recuperados para desafiarmos as relações existentes entre projeto, paisagem tropical e representação cultural em um dos espaços paradigmáticos de arte e cultura na contemporaneidade.
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