Abordagens, métodos e metodologias no ensino das artes visuais segundo o Chat GPT
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024012Palavras-chave:
Abordagem, Métodos e metodologias, Ensino das artes visuais, Chat GPT, Inteligência artificialResumo
Este artigo apresenta perguntas feitas ao Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) e respostas geradas por ele a partir de Inteligência Artificial (IA). Todas as perguntas escritas no prompt do referido chat tratam do tema deste artigo. As perguntas iniciais são mais abrangestes, voltadas a abordagens, métodos e metodologias para o ensino em geral que aos poucos são direcionadas para o ensino das artes visuais. Por conta disso, é em torno da Abordagem Triangular para o Ensino e a Aprendizagem da Arte no Brasil sistematizada por Ana Mae Barbosa que as perguntas seguintes se estruturam. Assim, relações dessa abordagem com decolonialidade, Paulo Freire, releitura nas artes visuais, arte generativa e IA constituem as questões finais. Optamos por publicar integramente as respostas obtidas com notas de rodapé, caso algum termo ou conceito necessite de compreensão específica. Por fim, nossa análise crítica sobre as perguntas e respostas que compõem esse artigo estão apresentadas na conclusão.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Chat GPT. Disponível em < https://chat.openai.com/ >. Acessos em 29/01/2024, 19/02/2024 e 04/03/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Jose Minerini Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.