Abordagens, métodos e metodologias no ensino das artes visuais segundo o Chat GPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024012

Palavras-chave:

Abordagem, Métodos e metodologias, Ensino das artes visuais, Chat GPT, Inteligência artificial

Resumo

Este artigo apresenta perguntas feitas ao Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) e respostas geradas por ele a partir de Inteligência Artificial (IA). Todas as perguntas escritas no prompt do referido chat tratam do tema deste artigo. As perguntas iniciais são mais abrangestes, voltadas a abordagens, métodos e metodologias para o ensino em geral que aos poucos são direcionadas para o ensino das artes visuais. Por conta disso, é em torno da Abordagem Triangular para o Ensino e a Aprendizagem da Arte no Brasil sistematizada por Ana Mae Barbosa que as perguntas seguintes se estruturam. Assim, relações dessa abordagem com decolonialidade, Paulo Freire, releitura nas artes visuais, arte generativa e IA constituem as questões finais. Optamos por publicar integramente as respostas obtidas com notas de rodapé, caso algum termo ou conceito necessite de compreensão específica. Por fim, nossa análise crítica sobre as perguntas e respostas que compõem esse artigo estão apresentadas na conclusão.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista

Tetraplégica, muda e disfágica, é pós-doutora em artes visuais pelo Instituo de Artes da UNESP, artista plástica e arte/educadora. Pesquisadora independente.

Jose Minerini Neto, Pesquisador Independente

Doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é arte/educador e pesquisador em história da arte e da educação. Pesquisador independente.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Chat GPT. Disponível em < https://chat.openai.com/ >. Acessos em 29/01/2024, 19/02/2024 e 04/03/2024.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos; MINERINI NETO, Jose. Abordagens, métodos e metodologias no ensino das artes visuais segundo o Chat GPT. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 012–032, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25250. Acesso em: 10 fev. 2025.