Palavras-imagens-palavras: um caminho metodológico para o ensino de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024013

Palavras-chave:

docência, memória, ensino de artes visuais, palavras-imagens-palavras

Resumo

A narrativa em primeira pessoa é como realizei a escrita dessa pesquisa, não uma primeira pessoa ensimesmada de forma personalizada, mas para além de minhas vivências relatar as minhas experiências. Realizar essa pesquisa passa pelo meu entendimento sobre docência, quando relato vivências que não me distanciam como observadora desse mundo e me situam como vivente em um lugar que considero de terras-paisagens- terras. Lugares embreados pelas angústias da pesquisa, da docência, envolto nas ausências, nos esvaziamentos, nas dúvidas e nas incertezas que não são características minhas apenas, mas que podem nascer no encontro com os/as leitores/as dessa pesquisa. Explicito como crio metáforas para deixar claro o que entendo e como penso palavras e imagens como terra e paisagens. As experiências docentes e de discente são terras que são levadas para outros espaços onde se ressignificam em lugares que logo vão se transformar. Compreendo com Tuan (1983) que esses espaços e lugares não são apenas circundantes de fatores geopolíticos e compartilho a ideia de um viver social, histórico e cultural com as subjetividades de cada indivíduo. Refiro-me ao meu encontro com textos que me indicaram como eu crio e me aproprio das palavras a partir das palavras-imagens-palavras numa perspectiva contemporânea de ensino. Nesses momentos reflexivos, descobri com Magritte, no texto de Foucault (1988), através do sistema de representação verbal e visual em busca de semelhanças e similitudes, com Beck (2004) que o sistema de significações propõe um caminho para pensamento possível. E em diálogo com Didi-Huberman (2010) entendi um pouco mais sobre a interação com a imagem. Dessa forma, a proposta apresentada nessa pesquisa apresenta um caminho metodológico para pensar o ensino de arte com palavras-imagens-palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Maria de Melo Dias, Instituto Federal de Goiás

Mestra em Artes pelo programa de Mestrado Profissional em Artes-ProfArtes no Instituto Federal de Goiás-(IFG-GO). Atua como professora de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal (SEEDF). Como pesquisa, transita pela compreensão da apropriação de palavras para aguçar memórias no ensino de artes visuais e poéticas visuais individuais. 

 

Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Cultura Visual (UFG) e licenciada em Artes Visuais (UFG). Professora na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Tem experiência na área de Artes Visuais pesquisando os seguintes temas: ensino de arte, formação de professores/as, ações educativas em diálogo com poéticas visuais contemporâneas. 

Referências

BECK, Ana Lúcia. Palavras fora do lugar: Leonilson e a inserção de palavras nas artes visuais, 180 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/77868 Acesso em: 12 ago. 2021.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983. p.260.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

DIAS, Lara Maria de Melo; CABRAL, Valéria Fabiane Braga Ferreira. Palavras-imagens-palavras: um caminho metodológico para o ensino de arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 013–035, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24643. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática