Embaralhar imagens. A colagem como exercício na educação geográfica

Autores

  • Karina Rousseng Dal Pont Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267412018133

Resumo

Decomposição, justaposição e sobreposição são alguns dos princípios da colagem. Utilizada como processo técnico no Japão desde o século XII, esta linguagem ganha impulso no mundo moderno com os dadaístas na primeira metade do século XX. Com as obras Andy Warhol 1 e Roy Licheinstein 2 , e a Pop art na década de 1960 que a colagem abre espaço nas artes visuais. Se destaca ao tecer críticas aos modos como a sociedade se organizava, principalmente pela apropriação dos objetos de consumo. Este movimento artístico assegura "a colagem como procedimento estético" (VARGAS, 2011, p.52) ao confrontar a arte tradicional, ao mesmo tempo em que provocam os expectadores a refletir sobre questões da sociedade moderna em vigência, como consumismo, as guerras e a produção de produtos em série. Mas, qual a potência da colagem ao aproximá-la da educação geográfica?

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Biografia do Autor

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na Linha Educação e Comunicação, inciado em 2014. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 2008, na Área de Análise Ambiental. Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177375E1

 

Referências

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

DAL PONT, Karina Rousseng. Embaralhar imagens. A colagem como exercício na educação geográfica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.5965/24471267412018133. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12373. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática