O PROJETO FARMÁCIAS-VIVAS E A FITOTERAPIA NO NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
farmácias-vivas, medicina popular, fitoterapia científica, seleção de plantas, eficácia, segurança.Resumo
O projeto Farmácias-Vivas funciona como um programa de assistência social farmacêutica que fornece plantas realmente medicinais e orientação para seu reconhecimento, a maneira de fazer preparações simples de forma farma cotécnica ou artesanal e como empregá-las corretamente, objetivando substituir gradativamente, no nordeste do Brasil, as práticas caseiras ineficazes e prejudiciais, usando para isso unidades operacionais descentralizadas, constituídas de uma pequena horta medicinal e um laboratório de man ipulação com pessoal treinado. As preparações farmacêuticas que obedecem a orientação do projeto têm se mostrado tão ou mais eficazes e seguras que os fitoterápicos de origem industrial. O modelo criado é compatível com as normas da política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, recentemente aprovada pelo Governo Federal e com sua adoção pelo SUS e poderá ser aproveitado para sua implantação em todos os Estados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Edição
Seção
Artigo Geral
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.
Como Citar
O PROJETO FARMÁCIAS-VIVAS E A FITOTERAPIA NO NORDESTE DO BRASIL. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 5, n. 3, p. 24–32, 1 out.2006.


