DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE ANEMÔMETRO DE COPOS DE FÁCIL CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO
Palavras-chave:
anemômetro de copos, velocidade do vento, túnel de vento.Resumo
Este trabalho teve como objetivos construir e avaliar um anemômetro de copos (protótipo) com leitura digital da velocidade instantânea, média e máxima do vento, utilizando materiais de baixo custo e de fácil construção. O sensor do protótipo é do tipo copos rotativos (3) presos em hastes que são unidas a um eixo central comum. O sistema medidor consiste de um magneto permanente, girando com o eixo central, produzindo um campo magnético variável, que indica diretamente a velocidade do vento no display de cristal líquido. A avaliação do protótipo foi realizada em um túnel de vento comparando a velocidade do protótipo com a de um anemômetro de alta precisão, denominado padrão. Os resultados mostraram que o protótipo apresentou velocidade de partida de 0,70 m.s-1 e o medidor digital apresentou sensibilidade para leituras de velocidades acima de 0,85 m.s-1. As velocidades observadas pelo protótipo não apresentaram diferenças (P<0,05) em relação às velocidades do anemômetro padrão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SAMPAIO, C. A. de P.; ULLMANN, M. N.; CAMARGO, M. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE ANEMÔMETRO DE COPOS DE FÁCIL CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 4, n. 1, p. 11-16, 2005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5400. Acesso em: 21 set. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Áreas Correlatas
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.