Propriedades químicas e físicas do solo modificadas pelo manejo de plantas espontâneas e adubação orgânica em pomar de macieira

Autores

  • Gilmar Luiz Espanhol
  • Jackson Adriano Albuquerque
  • Álvaro Luiz Mafra
  • Névio João Nuernberg
  • Gilberto Nava

Palavras-chave:

cama de aviário, maçã, nutrientes, Neossolo.

Resumo

A aplicação de cama de aviário ao solo e seu efeito nas propriedades químicas, físicas e biológicas, bem como na produtividade das macieiras tem sido pouco estudada. Este trabalho foi instalado em São Joaquim, SC, num pomar comercial com macieira, cv. Fuji, implantado em 1985 sobre porta-enxerto Marubakaido. Com o objetivo de avaliar alterações nas propriedades químicas e físicas de um Neossolo Litólico, a partir de 1997, foram utilizados dois manejos de plantas espontâneas, um com herbicida e outro com roçadas, associados a quatro doses de cama de aviário (0, 5, 10 e 20 Mg ha-1). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com parcelas sub-sub-divididas e quatro repetições. Os teores de Ca2+, Mg2+, K+, Na+ e Al3+ trocáveis, pH em água, nitrato, amônio, carbono orgânico, estabilidade de agregados, porosidade e densidade do solo, foram determinados em amostras coletadas em três camadas de solo. O manejo mecânico das plantas espontâneas com roçadas aumentou os teores de Mg2+, carbono orgânico e pH em água e reduziu a saturação por Al3+, em comparação ao manejo com herbicida. A adição de cama de aviário, devido a sua composição química, aumentou os teores de carbono orgânico, Ca2+, Na+, K+ e soma de bases, e reduziu a acidez do solo, mas não alterou a densidade, porosidade e estabilidade dos agregados. Assim, o controle mecânico de plantas espontâneas associado à aplicação de cama de aviário, se constitui numa alternativa viável para melhorar as características químicas de solos ácidos e deficientes em nutriente às plantas, para aumentar a produtividade de pomares de macieira, especialmente em sistemas de produção agroecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ESPANHOL, Gilmar Luiz; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano; MAFRA, Álvaro Luiz; NUERNBERG, Névio João; NAVA, Gilberto. Propriedades químicas e físicas do solo modificadas pelo manejo de plantas espontâneas e adubação orgânica em pomar de macieira. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 6, n. 2, p. 83–94, 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5368. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>