Livros didáticos de História da rede salesiana de escolas: prescrições e usos

Autores

  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Geane Kantovitz Colégio Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012046

Palavras-chave:

livro didático, ensino de história, Rede Salesiana de Escolas

Resumo

O livro didático é um dos dispositivos da educação escolar marcado por um emaranhado conjunto de interesses dos autores, editores, gestores institucionais, entre outros envolvidos no processo de sua fabricação. É um artefato impresso que se constitui em fonte inesgotável de pesquisa, especialmente, no que tange aos usos feitos por professores e estudantes. Assim, neste artigo, objetiva-se apresentar questões em torno da coleção de livros didáticos de História para o ensino médio da Rede Salesiana de Escolas (RSE), em Santa Catarina: contexto de fabricação, prescrições por parte da Rede e autores, sua utilização por cinco professores e 173 estudantes do ensino médio. Observou-se que o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem influi na forma como os estudantes se apropriam e produzem representações acerca do livro didático e do conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Geane Kantovitz, Colégio Dom Bosco

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

OTTO, Clarícia; KANTOVITZ, Geane. Livros didáticos de História da rede salesiana de escolas: prescrições e usos. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 46–62, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012046. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012046. Acesso em: 19 mar. 2024.