O MUSEU NA SALA DE AULA: propostas para o planejamento de visitas aos museusTHE MUSEUM IN THE CLASSROOM: educational planning with museums

Ricardo de Aguiar Pacheco

Resumo


Tendo por base a análise de dados empíricos de uma série de atividades de ensino em espaços museológicos, o presente artigo sistematiza uma série de elementos que orientam o uso dos museus no ensino de história. Propomos uma metodologia para um uso didático do museu na sala de aula que preveja, primeiro, a vinculação dos conteúdos estudados em sala de aula a exposição que será visitada; segundo, a realização da visita de forma articulada com uma programação definida e; terceiro, de volta a sala de aula, a utilização da experiência vivida no museu para a realização de uma produção cultural.

Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em História - PPGH
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001            Telefone: (48) 3664-8585
tempoeargumento@gmail.com