A metodologia Grounded Theory aplicada na pesquisa em música: um exemplo prático

Autores

  • Luciano da Costa Nazario Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018239

Palavras-chave:

Teoria fundamentada, Pesquisa em música, Processos criativos

Resumo

Esse artigo apresenta os métodos, os procedimentos e os pressupostos epistemológicos da metodologia de pesquisa conhecida como Grounded Theory (ou teoria fundamentada), realizando um exame de sua aplicação prática em uma pesquisa de doutorado em música. Amplamente utilizada em ciências sociais nos Estados Unidos e países da Europa, o emprego dessa metodologia, principalmente na área da música, ainda é uma prática pouco comum no Brasil. Nesse sentido, buscamos evidenciar suas potencialidades e obstáculos nesse campo de estudo, apresentando alguns subsídios à pesquisadores interessados em investigar (e/ou teorizar) processos sociais na pesquisa em música. Como resultado, verificou-se que tal metodologia, se bem contextualizada com a investigação proposta, pode mostrar-se eficaz tanto no processo de coleta e análise dos dados quanto na implementação de uma teoria substantiva na área da música.

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Biografia do Autor

Luciano da Costa Nazario, Universidade Federal do Rio Grande

Luciano da Costa Nazario é educador, violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como compositor e arranjador, estreou obras para orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral, violão, piano, além de diversas formações camerísticas. Atualmente, está vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (RS), onde elabora projetos educativos com jovens e adultos em ambientes de ensino coletivo (banda de música).  Como pesquisador, preocupa-se em investigar os processos criativos música. Dentro desta linha de pesquisa, publicou um livro de harmonia e artigos científicos em anais de congressos e periódicos no Brasil, Argentina, Colômbia e Reino Unido. Realizou apresentações orais e workshops tratando sobre a criatividade em música em eventos científicos no Brasil (Conferências Nacionais em Educação Musical e em Pós-graduação em Música), Argentina (Congreso Argentino de Educadores Musicales), Irlanda (International Conference on Education), Costa Rica (Foro Latinoamericano de Educação Musical) e China (6th World Arts Education Summit).

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

NAZARIO, Luciano da Costa. A metodologia Grounded Theory aplicada na pesquisa em música: um exemplo prático. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 239–260, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018239. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018239. Acesso em: 22 dez. 2024.