Pianistas ou Pianeiros: duas interpretações do tango Fon Fon de Ernesto Nazareth

Paula Zimbres

Resumo


Ernesto Nazareth ocupa posição exemplar nos debates em torno da dicotomia erudito-popular que são cruciais para a compreensão da cultura brasileira ao longo dos séculos XIX-XX. Tendo vivido, segundo Elizabeth Travassos, “no limiar entre os dois mundos”, sua obra, que hoje é parte do repertório canônico tanto de músicos eruditos quanto populares, exemplifica a possibilidade da sobreposição de valores e procedimentos pertinentes a ambas as esferas. Este trabalho analisa duas gravações de sua peça Fon-Fon!(uma de Eudóxia de Barros, datada de 1963, e outra de André Mehmari, em 2013) procurando detectar os recursos interpretativos por meio dos quais cada uma das gravações enfatiza os valores centrais de sua área de atuação – a fidelidade à partitura e à intenção do autor, pela pianistade formação erudita; e a liberdade de expressão pessoal característica do pianeirovinculado à música popular. Concluímos, entretanto, que, ao se pautar por um determinado conjunto de valores, cada um acaba por reforçar e expressar também valores pertinentes ao outro campo.


Palavras-chave


Ernesto Nazareth; piano; cultura popular; Música popular

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DOI: https://doi.org/10.5965/2525530404022019169

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