As tecnologias educacionais atuais e o tablet: inovação ou mais do mesmo?

Autores

  • Marcos Antonio de Lima
  • Hans da Nóbrega Waechter

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312908102013224

Resumo

Este estudo pretende analisar as tecnologias educacionais usadas atualmente na sala de aula, enfocando na análise das capacidades gráficas e da experiência de uso dos principais artefatos educacionais utilizados: livro didático, lousa, computador, projetor, lousa digital; e identificar potencial inovador no uso educacional do tablet. O estudo qualitativo submeteu os artefatos a dimensões de análise temporais, econômicas, referentes a experiência de uso e capacidades gráficas, em que os resultados foram dispostos em um quadro. O tablet demonstrou ser dotado de uma experiência de uso e interatividade distinta em comparação aos demais. A subsequente revisão da literatura mostrou evidências empíricas na trasformação na sala de aula e inovação decorrente de seu uso. Implicações projetuais foram identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

DE LIMA, Marcos Antonio; DA NÓBREGA WAECHTER, Hans. As tecnologias educacionais atuais e o tablet: inovação ou mais do mesmo?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 224–239, 2013. DOI: 10.5965/1808312908102013224. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8060. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos