Estrutura ideológica e poética no Teatro de Grupo: qual razão para que se continue?

Vinicius Pereira, André Carreira

Resumo


Esta pesquisa busca compreender como a base de sustentação – constituída por certo discurso ideológico, de pensamento políticos comprometidos – repercute no pensamento estético e numa poética própria de grupos de Teatro de Grupo no Brasil. O artista parece sempre estar movido pelo questionamento dos hábitos, por isso se dão as tentativas de rompimento com a tradição; busco compreender como operam a razão própria do artista e dos grupos e como estas são projetadas para o “receptor”. Como se estruturam discursos e práticas que visam certa provocação e a reação passiva ou ativa do público. Como os grupos articulam jogos de “interatividade” entre sua manifestação artística e o público. E como os conceitos ideológicos dos grupos se traduzem nos elementos subjetivos e intrínsecos à comunicação artística.


Palavras-chave


Teatro de Grupo; Grupos de São Paulo; Discurso ideológico em grupos de Teatro de Grupo; Base poético-ideológica em Teatro de Grupo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/18083129030520081273



Direitos autorais 2008 Vinicius Pereira, André Carreira

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.