Uso teatral do espaço urbano: experiências do Grupo ZAP 18 e companhia candongas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007020Palavras-chave:
Teatro de grupo, espaço cênico, espaço urbanoResumo
Este trabalho busca analisar e compreender o uso teatral do espaço urbano com estudo de caso dos grupo ZAP 18 e Companhia Candongas de Belo Horizonte (Minas Gerais), visando estudar e compreender as relações destes grupos com seu espaço cênico no âmbito do teatro mineiro. O interesse principal é relacionar as formas de apropriação espacial que predominam nestes casos, com vistas a estabelecer relações entre as utilizações do espaço com outras dimensões da atividade grupal (política, social), de forma a relacionar o espaço urbano com a construção de um novo olhar sobre a metrópole.
Downloads
Referências
CARREIRA, André. Distinções entre os conceitos de Teatro de Grupo e Grupo de Teatro. Relatório de Pesquisa. Florianópolis: Udesc, 2004. 2 p. Circulação Restrita CEART – UDESC.
COSTA, Lúcio Coelho. Interação sociedade-espaço urbano no contexto cultural em Belo Horizonte. Faculdade de Letras da UFMG. Disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/pesquisaantonieta1.htm. Acesso em 21 de maio de 2007.
GARCIA, Silvana. Teatro de Militância. São Paulo: Perspectiva, 1990.
GOMES, Paulo César. A Condição urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 132 - 138.
RAMOS, Célia Maria A. Poéticas do Urbano. Florianópolis: Bernúncia; Naemblu, 2005.
ROCHA, Maria Aparecida Falabella. De sonho & drama a ZAP 18: a construção de uma identidade. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Escola de Belas Artes, 2004. Escola Belas Artes da UFMG. Dissertação defendida em 03 de abril de 2006.
TEIXEIRA, Carlos Moreira. Urbanismo efêmero em Belo Horizonte. Minha Cidade. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc027/mc027.asp. Acesso em 14 de maio de 2007.
UBERSFELD, Anne. Espaço e Teatro. São Paulo: Grupo Tempo. Disponível em: http://www.grupotempo.com.br/tex_ubersfeld.html. Acesso em: 10 de dezembro de 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.