Referenciais literários e corporais como princípio criativo na composição do espetáculo de dança-teatro Átridas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009153Palavras-chave:
dramaturgia, composição, ator-dançarino, pedagogia,Resumo
O presente artigo é uma reflexão sobre uma experimentação prática de trabalho em dança-teatro com atores iniciantes. Este trabalho apresenta-se como continuidade de uma pesquisa sobre pedagogia do movimento que iniciou em agosto de 2007 com revisão bibliográfica sobre o tema. O objetivo deste segundo ano de pesquisa foi experienciar um processo prático calcado no pensamento proposto no seu primeiro ano através do trabalho de improvisação e composição a partir de referenciais corporais. Deste processo resultou o espetáculo de dança-teatro Átridas, que teve como referencial literário sete tragédias gre- gas que tratam do mito grego da maldição familiar dos descendentes de Atreu. O presente artigo discute a influência destes pontos referenciais (literários e corporais) no trabalho formativo e compositivo do ator-dançarino.Downloads
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