Design universal sob a ótica dos estudantes e profissionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011608Palavras-chave:
acessibilidade, design universal, inclusão social, desenvolvimento de produtoResumo
O presente artigo comunica os resultados de um trabalho de conclusão de curso, que abordou a temática do Design Universal (DU). O DU tem como ideia atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais das pessoas, encarando a diferença como normalidade a ser respeitada e considerada no desenvolvimento de produtos. Através da revisão bibliográfica foi possível conhecer a origem e o histórico do DU e a aplicação dos seus sete princípios no projeto de produtos. E, a partir da aplicação de um questionário, buscou-se uma noção do nível de conhecimento na área do design sobre essa temática. Os resultados obtidos indicaram um baixo nível de conhecimento desse tema pelos estudantes e profissionais brasileiros, porém, acredita-se que as mudanças decorrentes do aumento da faixa etária da população, e uma maior sensibilização às causas sociais nas últimas décadas poderá, portanto, alterar esse quadro.
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