Aspectos estratégicos da marca para a construção da imagem empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012527Palavras-chave:
imagem, projeto, marca, comunicação gráfica, embalagemResumo
Este artigo nasce como ulterior aprofundamento e reflexão sobre temas relativos ao design gráfico e às suas diversas formas de expressão e declinação, com o desejo de colocar maior atenção nas problemáticas concernentes ao projeto em duas dimensões. Ludibriados pela cultura superficial das mídias (que, todavia, “fazem opinião), quem se aproxima desta disciplina, seja aquele que frequenta um curso de estudos específicos ou um autodidata, frequentemente ignora ou confunde o significado semântico e cultural de alguns termos específicos usados no setor. O objetivo didático deste texto é, portanto, ilustrar alguns aspectos propedêuticos e estratégicos inerentes ao projeto de design gráfico. Partindo do esclarecimento dos conceitos de caráter geral, foram abordados vários âmbitos do setor disciplinar, com foco sobre problemáticas peculiares de cada um destes. A análise realizada permitiu a delineação da estrutura geral do âmbito da intervenção, os componentes fundamentais e as modalidades de relação entre essas, permitindo identificar quais devam ser as regras conceituais por meios das quais organizar um artefato comunicativo. Confirma-se assim, de forma clara, o pertencimento do design gráfico e do design visual à mais vasta e articulada área da cultura do projeto.
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