Explorando o Teorema das Quatro Cores em Performances Matemáticas Digitais

Autores

  • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de São José do Rio Preto
  • Gabriel Souza Gregorutti

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão fundamentada na investigação de performances matemáticas digitais (PMD), as quais abordam o Teorema das Quatro Cores (T4C). PMD se refere ao uso das artes e das tecnologias digitais em Educação Matemática, concebida enquanto linha de pesquisa, proposta didático-pedagógica e/ou narrativa matemática artística multimodal. Metodologicamente, os dados foram produzidos a partir da realização de um curso de extensão universitária no qual lincenciandos em Matemática criaram 5 PMD do tipo Harlem Shake. Foram explorados diferentes aspectos acerca do T4C e diversificadas nuances sobre o fazer matemático (performático). Sendo este um estudo de natureza qualitativa, do ponto de vista interpretativo-analítico, destacamos a natureza artística-multimodal das PMD enquanto narrativas digitais, a ludicidade e criatividade fomentada pela comunicação artística na atividade matemática coletiva e a construção de imagens alternativas sobre a matemática e os matemáticos. Os resultados apresentados corroboram com a perspectiva de que PMD é uma possibilidade/alternativa metodológica diferenciada para o ensino-aprendizagem de matemática, a qual integra o uso das artes e das tecnologias digitais visando a inovação didático-pedagógica em Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de São José do Rio Preto

Professor do departamento de Educação da UNESP, Rio Preto. Doutor em Education Studies pela Western University, Canadá. Mestre em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela UNESP, Rio Claro.

Gabriel Souza Gregorutti

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro. Integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), UNESP, Campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2015-12-13

Como Citar

SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, Ricardo; GREGORUTTI, Gabriel Souza. Explorando o Teorema das Quatro Cores em Performances Matemáticas Digitais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 2–17, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6752. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática