Ensaio Visual - Um ateliê dentro da pesquisa

Camila Serino Lia

Resumo


Nessas imagens, narro trecho do meu percurso de pesquisa de doutorado, iniciada em 2017 no PPG IA UNESP ela busca investigar concepções e práticas do campo da mediação cultural em museus e instituições culturais como oficinas, ateliês e outras proposições artísticas concebidas por arte/educadores para diversos públicos. Os meus referenciais teóricos e metodológicos vêm sendo compreendidos na convergência e hibridização com  experiências artísticas pessoais, materializadas por meio de desenhos, fotografias e registros em cadernos de campo que ajudam a compor os trabalhos das disciplinas obrigatórias cursadas. Com base em John Dewey, entre outros teóricos, construo uma pesquisa que em si mesma seja experiência artística e estética. Quem sabe, é possível assim, imaginar um ateliê dentro da própria pesquisa, como espaço de pensamento, criação e conhecimento.



Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. A tarefa do Tradutor In Gagnebin, J. M. (Org.). Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages. São Paulo: Ed. 34, 2011

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MARESCA, Sylvain. O silêncio das Imagens In SAMAIN, Etienne(Org.) Como pensam as Imagens. 1ª. reimp. Campinas: Ed. Unicamp, 2014, pp. 37-40.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 27. ed. Petropólis: Vozes, 2012.

PASSOS,Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP, Annablume, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/24471267432018142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

revistaapotheke@gmail.com