Dossiê Temático: Produção de dramaturgia a partir do Sul - Perspectivas críticas de formação e criação

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 15 junho de 2022. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 44, setembro de 2022. 

Com esta chamada para o número 44 da Urdimento, queremos convidar pesquisadores autores e artistas do teatro a refletir sobre as produções de dramaturgia a partir do Sul, entendendo aqui o movimento proposto por Boaventura de Souza Santos, no sentido de que “aprender a viajar em direção ao Sul, indo ao encontro de numerosos e heterogêneos espaços analíticos e modos de construir conhecimento, é deixar o Sul falar, à medida em que o Sul foi submetido a um processo de silenciamento pelo conhecimento específico do Norte”, conforme expõe Pablo Gentili no prefácio de Boaventura de Sousa Santos: Construindo as Epistemologias do Sul (2018, p. 14).

Dessa forma, pretende-se abarcar com esse dossiê contribuições que:

  • Reflitam os modos de produção de dramaturgia e a formação de dramaturgos em seus referidos contextos sócio-históricos de enunciação.
  • Convidamos a interrogar esses processos e contextos como portadores de um saber situado, crítico e possivelmente decolonial.
  • O dossiê contemplará textos que tragam uma reflexão sobre as dramaturgias contemporâneas latino-americanas sob uma visada crítico-teórica que privilegie aspectos e abordagens da América do Sul.
  • Buscando encetar nesse sentido uma desterritorialização de abordagens de conceitos e métodos de análise oriundos da tradição europeia em sua formação moderna e pós-moderna.
  • Essas contribuições podem ser apresentadas em forma de artigos científicos, ensaios, entrevistas, resenhas, relatos, dramaturgias e diários de processos e experiências de criação.

 

O Comitê̂ Editorial é composto por – Elen de Medeiros professora-doutora Universidade Federal de Minas Gerais; Stephan Baumgärtel, professor-doutor Universidade do Estado de Santa Catarina; Victor Viviescas, professor-doutor Universidade Nacional de Colômbia.

 

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.44 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

 

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  15 de junho de 2022http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines