Dossiê Temático: Corpo e(n)cena e (des)educação

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 15 janeiro de 2022. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.1, n. 43, de março/abril de 2022. 

Esse dossiê objetiva refletir as mais diversas maneiras pelas quais as artes da cena, do corpo e da presença se manifestam, considerando sua ligação intrínseca com a educação. Sendo assim, tanto no que tange à manutenção de valores e crenças, quanto à demolição de falsos conceitos e à ascensão da hipocrisia social, a noção de (des)educação pode ser pensada no corpo como constructo de formas e posturas para além das naturais, e também como instrumento para a aproximação do ser humano com o (s) outro (s), suas raízes e riquezas primordiais. De todas as inúmeras cenas que permeiam a pesquisa contemporânea destacam-se também as encenações fora e dentro dos teatros, nas ruas, nas grandes e pequenas cidades, assim como investigações vinculadas à diferentes povos, povoados, lugares e tradições étnicas em suas manifestações mais originárias ligadas aos festejos e às festas. Interessam, ainda, a este dossiê toda e qualquer manifestação pela qual se busque o compartilhamento das artes da cena, do corpo e da presença em suas formas física, síncrona e on-line.

Serão bem-vindas, neste dossiê, pesquisas que se proponham, além disso, a mapear a existência de “novas” corporeidades e modos/modelos de encenação que detém já seu lugar, tanto na cena do teatro como na cena da vida. Para tanto, os trabalhos podem se aglutinar aos seguintes temas:

  • Corpo e cena em contextos educacionais, incluídas aí as diversas esferas de educação formal e não formal;
  • Corpo, cena e manifestações culturais e populares;
  • Pedagogias do corpo em cena;
  • Alteridade e subjetividade na educação em artes da cena, do corpo e da presença;
  • A formação e preparação do corpo para/em cena;
  • "Novas" corporeidades para "novas" cenas;
  • (Des)educação do corpo nas/pelas artes.

O Comitê̂ Editorial é composto por – Jean Carlos Gonçalves, professor-doutor Universidade Federal do Paraná e pesquisador do CNPq/Produtividade em Pesquisa PQ 2, Sônia Machado de Azevedo, professora-doutora Escola Superior de Artes Célia Helena - SP, Angela Maria Chaverra Brand professora-doutora Universidade de Etiópia/Colômbia, Tiago Porteiro, professor-doutor Universidade do Minho/Portugal, Thais Castilho, professora-doutora Universidade Estadual de Londrina.

 

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.43 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  15 de janeiro de 2022http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines