Dossiê Temático: Viewpoints e Método Suzuki em práticas artísticas e pedagógicas

Dossiê Temático: Viewpoints e Método Suzuki em práticas artísticas e pedagógicas

 

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá textos até: 15 de agosto de 2021.

Estes textos devem compor a Urdimento - v.3, n. 42, dezembro de 2021.

Este dossiê temático propõe a publicação de artigos, relatos de experiência em processos criativos e formativos, entrevistas, vídeos e traduções ligadas à articulação das técnicas Six Viewpoints, Viewpoints e Método Suzuki nos contextos da arte e da educação. Esperamos reunir materiais que destaquem as ressonâncias, reinvenções, práxis pedagógica e metodologias que se relacionem, de alguma forma, a estas três abordagens de treinamento e de processos de improvisação e composição, amplamente difundidas na dança, no teatro e na performance.

Este dossiê acolherá pesquisas articuladas às técnicas Six Viewpoints, Viewpoints e Método Suzuki nos seguintes contextos:

  • Viewpoints na Educação: práxis artístico-pedagógica na escola e em outros ambientes de ensino-aprendizagem;
  • Viewpoints na Comunidade: experiências artísticas e formativas em diferentes realidades sociais e culturais;
  • Viewpoints fora da cena: vestígios do treinamento em outras linguagens artísticas;
  • Treinamento em Viewpoints e Método Suzuki: desdobramentos técnicos e reinvenções artísticas;
  • Método Suzuki: a ética da formação artística e a poética do treinamento na cena em diálogos artísticos interculturais.

O Comitê̂ Editorial é composto por – Fabiano Lodi, diretor e mestre em Teatro; Maria Brígida de Miranda, professora-doutora do CEART/UDESC; Miriam Rinaldi, atriz e doutora em Teatro; Narciso Telles, professor-doutor da UFU Sandra Meyer, professora-doutora do CEART/UDESC;

Iara Cerqueira, professora-doutora da UESB.

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/uas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.42 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  15 de agosto de 2021http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines