Dossiê Temático: Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 15 de junho de 2021. Estes artigos selecionados irão compor a Urdimento, v.2, n. 41, de setembro de 2021. 

O Dossiê Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: criações online e ensino emergencial remoto convida educadores/as, pesquisadores/as e artistas das Artes Cênicas a refletirem sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de suas atividades durante a crise global da COVID-19. Professores/as atuantes na Educação Básica e nas universidades, bem como grupos, companhias, coletivos artísticos diversos precisaram responder às circunstâncias impostas pelo isolamento social e descobrir como manter vivos, ainda que de maneira virtual, vínculos artísticos e pedagógicos com seus/suas alunos/as e espectadores/as. Diante da excepcionalidade do período que vivemos, de grave crise sanitária, política, institucional, econômica, educacional, este Dossiê da Urdimento considerou urgente o registro crítico e sensível das inúmeras ações de (re)existência por artistas e educadores/as.

 

Para tanto, o dossiê objetiva reunir investigações que discutam/analisem/problematizem os seguintes tópicos:

 

  • Processos de criação/produção/recepção/curadoria/crítica em Artes Cênicas online realizados por companhias, grupos, coletivos e artistas independentes;
  • Experiências de ensino emergencial remoto em Artes Cênicas em escolas da Educação Básica (públicas ou privadas);
  • Experiências de ensino emergencial remoto em Artes Cênicas em universidades (públicas ou privadas);
  • Experiências de ensino emergencial remoto em Artes Cênicas em espaços de educação não formal, projetos sociais, ONGs, práticas artísticas comunitárias;
  • Experiências de ações remotas nos campos da extensão e pesquisa universitária em Artes Cênicas.

O Comitê Editorial – Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Vicente Concílio (UDESC), Celida Salume (UFBA), Mariana Lima Muniz (UFMG), Silvia Soter (UFRJ), Francis Wilker (UFC), Rodrigo Benza Guerra (PUCP – Perú), Isabel Bezelga (Universidade de Évora).

 

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer-review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois parecerias ad hoc.

Para publicar na Urdimento n. 41 o (a) interessado (a) deve primeiro cadastrar-se como autor (a) no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

 

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até 15 de junho de 2021http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os autores, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines