Dossiê Temático: O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 15 de junho de 2021. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 41, setembro, 2021. 

Este Dossiê Temático busca contribuições que investiguem práticas de Teatro Popular Musical.  Buscamos artigos que abordem o tema pelo viés da história, dos processos criativos e das práticas cênicas, das conexões com o espectador, das relações com seu tempo histórico, das questões de gênero, da censura, da correlação com vanguardas, da tecnologia e de suas inovações, da/do performer de teatro popular musical e sua formação artístico-profissional, da produção e da política.

 

Este Dossiê Temático está interessado em investigações que analisem obras cênicas com aporte musicado, tais como: ü  Teatro musicalü  Teatro de Revistaü  Cabaréü  Cybercabarésü  Burlescoü  Carpaü  Vaudevilleü  Music-hall As linguagens apontadas acima não buscam esgotar as práticas de teatro popular musical/musicado, estando este dossiê aberto para as multiplicidades deste gênero, bem como de sua relação com outras linguagens artísticas. Por fim, o interesse deste dossiê temático está, sobretudo, nos processos de criação cênica que partem de uma relação entre a música, o teatro popular e o seu tempo.

 

 O Comitê Editorial – Lívia Sudare (UDESC), Neyde Veneziano (UNICAMP), Christina Streva (UNIRIO), Ângela Reis (UNIRIO), Filomena Chirardia (Universidade Nova de Lisboa), Christina Baker (Temple University), Daniel Marques (UFRJ) Gastón Alzate (California State University).

 

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois parecerias ad hoc.

 

Para publicar na Urdimento n. 41 o (a) interessado (a) deve primeiro cadastrar-se como autor (a) no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

 

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  15 de junho de 2021: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

 

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os autores, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines