Um modelo antifascista para ser encontrado: uma experiência da Escola de Teatro Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e107

Palavras-chave:

fascismo, Brecht, modelos, escola de teatro popular

Resumo

O artigo é um esforço de debater uma experiência de criação de um modelo teatral brechtiano sobre o tema do fascismo pela Escola de Teatro Popular (ETP). Para isso, (1) apresentamos o que é a ETP, e, em seguida, (2) o que a ETP entende como um modelo para Brecht. Depois, (3) discute-se o tema do fascismo e (4) como a biografia e as obras de Brecht se articularam com esse tema, em especial considerando o período do nazismo alemão. Assim, temos finalmente condições de apresentar o modelo sobre fascismo que está em desenvolvimento pela ETP. O tema é altamente pertinente considerando o período de ascensão da extrema-direita fascista que demandou da ETP maneiras de pensar a forma do fascismo em cena.

 

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Biografia do Autor

Geraldo Britto Lopes, Universidade de São Paulo

 

Doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharelado em Ciências Sociais e Políticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Daniel Leite de Nadai, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Economia pela UFRJ. Bacharelado em Economia pela UFRJ.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

LOPES, Geraldo Britto; NADAI, Daniel Leite de. Um modelo antifascista para ser encontrado: uma experiência da Escola de Teatro Popular. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26848. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação