A escrita do corpo na cena pedagógica: a teatralidade da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e107

Palavras-chave:

corpo, teatralidade, ética, educação, docência

Resumo

O presente artigo propõe pensar a escrita do corpo na cena pedagógica, destacando a dimensão teatral da docência e sua relação com o saber.  Busca-se, nesse sentido, articular a teatralidade do ofício docente com o saber do corpo que se escreve subjetivamente na experiência dos sujeitos da educação. Esse saber do corpo advém do exercício paciente da docência e pode produzir efeitos transformativos nos modos do ser, do dizer e agir. A voz, o olhar e o gesto que se escrevem na cena pedagógica compõem esse saber do corpo, o qual é capaz de reconfigurar a partilha do sensível no cotidiano escolar e marcar simbolicamente outros corpos pelos afetos que produz e faz circular.  

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Biografia do Autor

Eduardo Pereira Batista, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa CNPq. Doutorado e Mestrado em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Graduação em Filosofia pela USP. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

BATISTA, Eduardo Pereira. A escrita do corpo na cena pedagógica: a teatralidade da docência. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26020. Acesso em: 19 dez. 2024.