Da narrativa ao palco: teatralização e recriação em Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0204Palavras-chave:
Retábulo de Santa Joana Carolina, Osman Lins, Mariajosé de Carvalho, adaptação/recriação/translação, teatro brasileiroResumo
Neste artigo fazemos um exame comparado da edição de 1991, do Retábulo de Santa Joana Carolina, teatralizado por Mariajmaosé Carvalho, comparado com a narrativa original de Osman Lins, publicada em 1966. O texto é uma teatralização, como assim consta na edição de 1991, de Mariajosé de Carvalho. A edição renovada contém as duas versões, a adaptada e a original de Osman Lins. Esta edição, ainda, é composta por ilustrações de Marianne Jolowicz, prefácio de Julieta de Godoy Ladeira e pórtico de Mariajosé de Carvalho. Percorremos os caminhos de construção de Lins em seu Retábulo e os recursos utilizados por Carvalho para levá-lo ao texto cênico.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Lisboa: Presença, 1986.
CARVALHO, Mariajosé. Teatralização. In: LINS, Osman. Retábulo de Santa Joana Carolina. São Paulo: Editora Loyola e Giordano Ltda, 1991.
GENETTE, Gerard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Trad. Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2006.
LADEIRA, Julieta de Godoy. Prefácio. In: LINS, Osman. Retábulo de Santa Joana Carolina. São Paulo: Editora Loyola e Giordano Ltda, 1991.
LINS, Osman. Retábulo de Santa Joana Carolina. São Paulo: Editora Loyola e Giordano Ltda, 1991.
NASCIMENTO, Evando. A tradução incomparável. In: WEINHARDT, Marilene et al (Org). Ética e estética nos estudos literários. Curitiba: Editora UFPR, 2013, p.71-99.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem do teatro. In: CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ROMILLY, Jacqueline de. A tragédia grega. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)