Torções do visível em A emparedada da Rua Nova da E Cia de Teatro e Dança e Este é meu corpo de Janet Toro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0106

Palavras-chave:

violência, performance, teoria

Resumo

O artigo investiga os desacordos temporais e espaciais entre o ato de exibição imediato e compartilhado da performance e o ato de observação mais comum à teoria. Para isso, analisa as obras A emparedada da Rua Nova (2017) da E² Cia de Teatro e Dança e Este é meu corpo (2019) de Janet Toro, que optam por inverter relações usuais de visibilidade na performance. Demonstra-se como ambas lidam com a violência não como mero tema, tornando-a constituinte da obra por meio de torções do que se faz visível para o público, e que seria justamente o que ultrapassa uma relação afirmativa da demonstração performativa. Assim, as obras convocam o público a uma experiência reflexiva de ordem teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Marcondes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Artes Cênicas pela ECA USP, na linha de pesquisa texto e cena e orientação de Antonio Araújo. Mestre em Poéticas Visuais pela UNICAMP e especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

ADEYEMI, Kemi. Beyond 90º: the angularities of Black/Queer/Women/Lean. In: Women & Performance. Revista digital. 2019. Disponível em: https://www.womenandperformance.org/bonus-articles-1/29-1/adeyemi Acesso em: 7 fev. 2024.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p.221-254.

BENJAMIN, Walter. Der destruktive Charakter. Gesammelte Schriften. Hrsg. Tilman Rexroth. Vol. 4.1. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1972. 396-398. Disponível em: https://archive.org/ details/GesammelteSchriftenBd.4

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. I. Trad. Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1981

BOUCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRAGA, Paula. Os anos 1960: descobrir o corpo. In: BARCINKI, Fabiana (org.) Sobre a arte brasileira: da Pré-história aos anos 1960. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes: Edições Sesc São Paulo, 2014. p.294-323.

BUTLER, Judith. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: Caderno de Leituras n. 78. Edições Chão da Feira, 2018. p.1-16.

CORPO RASTREADO. Site oficial. Disponível em: https://www.corporastreado.com/ciae2?pgid=k8hfsgsq-89666da5-c30a-4f00-9251-018efda4a36c. Acesso em: 05 fev. 2024

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: ed. 34, 1998.

FAVARETTO, Celso. Ainda a arte contemporânea. São Paulo: n-1 edições, 2023.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FOSTER, Susan Leigh. Dancing and Theorizing and Theorizing Dancing. In: BRANDSTETTER, Gabriele. KLEIN, Gabriele (org). Dance [and] Theory. Hamburgo: Universität Hamburg/Transcript, 2013. p.19-33.

FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. São Paulo: Autores associados, 2013.

HAMACHER, Werner. Aformativo, greve: a “Crítica da violência” de Benjamin. In: BENJAMIN, Andrew; OSBORNE, Peter (org.). A filosofia de Walter Benjamin: destruição e experiência. São Paulo: Jorge Zahar, 1997.

KORNBLUH, Anna. Against anti-theory. In: E-flux, 9 fev. 2024. Disponível em; https://www.e-flux.com/notes/589060/against-anti-theory. Acesso em 14 fev. 2024.

KUNST, Bojana. Politics of time. In: BRANDSTETTER, Gabriele. KLEIN, Gabriele (org). Dance [and] Theory. Hamburgo: Universität Hamburg/Transcript, 2013. p.167-171.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

MATERNO, Ângela. O Olho e a Névoa considerações sobre a teoria do teatro. Sala Preta, [S. l.], v. 3, p.31-41, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57117. Acesso em: 12 fev. 2024.

MERCÊS, Carolina Silva. Alicerce e revestimento: tradição e modernidade em A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela. Dissertação (Mestrado em Filosofia) -Universidade do Estado de São Paulo, 2018.

MORAIS, Frederico. O corpo é o motor da obra. Arte em revista, n. 7, p.47-52, 1970.

MORALES, Carolina Benaventes. The ‘True Truths’ in the Research of Artists Janet Toro and Voluspa Jarpa. In: Journal for artistic research – online. 19 out. 2023. Disponível em: https://jar-online.net/en/true-truths-research-artists-janet-toro-and-voluspa-jarpa Acesso em: 7 fev. 2024.

MOTEN, Fred. Ser prete e ser nada (misticismo na carne). In: BARZAGHI, Clara; PATERNIANI, Stella Z.; ARIAS, André (org.) Pensamento Negro Radical. São Paulo: Crocodilo; N-1 edições, 2021. p.131-192.

MULVEY, Laura. Visual pleasure and narrative cinema. In: Feminism and film theory. Reino Unido: Routledge, 2013, p.57-68.

NANCY, Jean Luc. 58 indícios sobre o corpo. In: Revista UFMG. Vol. 19, n. 1 e 2. Belo Horizonte. Jan/Dez. 2012.

PHELAN, Peggy. A ontologia da performance: representação sem reprodução. Revista de comunicação e linguagens, Lisboa, n. 24, p.171-191, 1997.

PORTAL MUD ENTREVISTA - Eliana de Santana e Hernandes de Oliveira sobre a X Mostra do Fomento à Dança. Youtube, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=tOCrCa7o-FQ&itct=CAoQpDAYBSITCIXbyLvL5dMCFdXfqgodlKUIIDIGcmVsbWZ1SI6Q46C26aGn-AE%3D&gl=US&hl=en&client=mv-google&ab_channel=PortalMUD. Acesso em: 05 fev. 2024.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio, São Paulo: Record, V. I, 1977.

TORO, Janet. Site oficial. Texto da artista sobre a obra Este es mi cuerpo. 2019. Disponível em: https://janet-toro.com/performances/ Acesso em: 07 fev. 2024.

VILELA, Carneiro. A emparedada da Rua Nova. Recife: Cepe, 2013.

WARD, Frazer. No innocent bystanders: performance art and audience. Reino Unido: Dartmouth college press, 2012.

Músicas consultadas

BARROSO, Inezita. Viola quebrada. São Paulo: Inter CD Records, 1972/2001.

CARIOCA, J. Meu gurufim. São Paulo: CID, 1986.

DA QUEBRADA, Linn. I míssil. São Paulo: Altafonte editora. 2021.

MONTEVERDI, Claudio. Lamento della Ninfa, 1638. Disponível em: https://www.letras.mus.br/jordi-savall/1695267/traducao.html. Acesso em 13 fev. 2024.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

MARCONDES, Renan. Torções do visível em A emparedada da Rua Nova da E Cia de Teatro e Dança e Este é meu corpo de Janet Toro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25489. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?