Contando corpos: entre o arquivo e a performance de Regina José Galindo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0101Palavras-chave:
corpo, performance, arquivos de arte, ditadura, América LatinaResumo
Relacionou-se três obras da artista guatemalteca Regina José Galindo, cujos temas aludem ao período ditatorial de Efraín Ríos Montt, com o livro de Kirsten Weld, Paper Cadavers: The Archives of Dictatorship in Guatemala, com o objetivo de investigar a performance como meio de sobrevivência e/ou retomada memorial dentro de um estado proibitivo. A pesquisa dissecou a construção de arquivo do Proyecto para la recuperación del Archivo Histórico de la Policía Nacional da Guatemala, tecendo uma reflexão sobre o papel da performance no âmbito de apropriação da história e sobre a fabricação dúbia do arquivo, ora como fonte de memória social, ora como soterramento de memória e base para golpe militar.
Downloads
Referências
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, 1998.
FAZZOLARI, Claudia. A performance de Regina José Galindo: luta e resistência na América Latina. Revista Extraprensa, 11(2), 58-68, 2018. https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.145508
FIDH – Federación Internacional de Derechos Humanos. Genocídio en Guatemala: Ríos Montt culpable, Paris, n. 613e, julho de 2013. Informe de Guatemala. Acesso em: nov. 2021. https://www.fidh.org/IMG/pdf/informe_guatemala613esp2013.pdf
GALINDO, Regina José. Artist Video: Regina José Galindo, La víctima y el victimario. Canal do Guggenheim Museum, 4 de agosto de 2015. Acesso em: nov. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=oeDytcs-wsk&ab_channel=GuggenheimMuseum
GALINDO, Regina José. Obras. Site da artista. Acesso em: nov. 2021.
https://www.reginajosegalindo.com/
GALINDO, Regina José. La Verdad. Direção de José Juárez. Ação de Regina José Galindo e outros. Ciudad de Guatemala: Centro de Cultura de España, 2013. Vídeo (70 min.), son., color. Acesso em: nov. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=aNMjcPVgXZM
GALINDO, Regina José. La muerte no tiene metáfora. Poemas del alma. Publicado em 2009. Acesso em: jan. 2024. https://www.poemas-del-alma.com/regina-jose-galindo-la-muerte-no-tiene-metafora.htm
GALINDO, Regina José. Regina José Galindo. Documenta 14: Daybook. Editado por Quinn Latimer e Adam Szymczyk, 2018. Acesso em: nov. 2021. https://www.documenta14.de/en/artists/982/regina-jose-galindo
GOULART, José Ricardo. Do poético ao político em Tierra, de Regina José Galindo: imagem e memória traumática na era dos passados presentes. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v.3, n.33, p. 112-126, dez. 2018.
LA verdad. Performance de Regina José Galindo. Vídeo (75 min). 2013. Acesso em: nov. 2023 Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=aNMjcPVgXZM&ab_channel=BeaGallardo
QUIEN puede borrar las huellas. Performance de Regina José Galindo. Por PERFORMANCELOGIA Performance Art Archive. Vídeo (1 min. 52 seg.). 2012. Acesso em: nov. 2023. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SDTLipg9vMc&ab_channel=PERFORMANCELOGIAPerformanceArtArchive
SCHECHNER, Richard. Performance theory. Nova York/Londres: Routledge, 1977.
SURUÍ, Txai. Roda Viva entrevista Txai Suruí e Almir Suruí. São Paulo: TV Cultura. Vídeo (95 min.). Acesso em: nov. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=c685bptJSHo&ab_channel=RodaViva
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
TAYLOR, Diana. ¡Presente! The Politics of Presence. Durham: Duke University Press, 2020.
TAYLOR, Diana. Radical Exposure: Regina José Galindo “Earth”. Nova York: New York University, Hemispheric Institute, 2016. Acesso em: nov. 2021.
TEODORO, Plínio. Bolsonaro: “Eu atiro para matar, mas ninguém me leva preso". Revista Forum, 2 de agosto de 2022. Acesso em: mar. 2023.
TIERRA. Direção e performance de Regina José Galindo. Vídeo (6 min. 42seg. https://www.youtube.com/watch?v=eSRqMMieSIA&ab_channel=ReginaJos%C3%A9Galindo
VILLALOBOS-RUMINOTT, Sergio. La anarquía de los sentidos: el arte ante una nueva mutación antropológica. In: KAMINSKI, Rosane et al (org.). Artes e violências. São Carlos: Intermeios, 2020, p. 13-35.
WALDMANN, Judith. Regina José Galindo: “Não sou uma mulher vulnerável”. Revista Contemporary And America Latina, Brasil, 9 de março de 2018. Acesso em: nov. 2021. https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/regina-jose-galindo/
WELD, Kirsten. Paper Cadavers: The Archives of Dictatorship in Guatemala. Durham: Duke University Press, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)