Os paradoxos de uma pedagogia teatral contracolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0112

Palavras-chave:

contracolonial, pedagogia do teatro, pedagogia expandida

Resumo

Este trabalho apresenta algumas metodologias de ensino de teatro antirracistas desenvolvidas e pensadas no diálogo entre docente e discentes de turma universitária. Para tal, há um apoio em epistemologias atuais para propor uma pedagogia teatral contracolonial que centre nas subjetividades pedagógicas e criativas da turma. Por fim, o trabalho apresenta contribuições para pensar numa pedagogia do teatro e seus métodos de ensino de forma expandida e contracolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Kleberson de Oliveira Benicio, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Teatro (UFBA). Bolsista. (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Artista-professor-pesquisador-místico

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BISPO, Antônio. A Terra dá, A Terra Quer. São Paulo: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023.

BOAL, Augusto. 200 Exercícios e Jogos para o Ator e o Não-ator com Vontade de Dizer Algo Através do Teatro. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

BRECHT, Bertolt. Teatro completo, em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.

FLEURI, Reinaldo; OKAWATI, Juliana. Pedagogias e Narrativas Decoloniais. Curitiba: CRV, 2021.

FLORENTINO, Adilson. Epistemologias Decoloniais e Saberes em Trânsito na Pesquisa Teatral Contemporânea. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 9, 01–11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2022-01. Acesso em: 15 abril 2023.

LEAL, Mara; ALCURE, Adriana. Et al. Pedagogias Feministas e De(s)coloniais nas Artes da Vida. Ouviouver. Uberlândia, v. 13, n.1, p. 24-25, jan./jun., 2017. Disponível em: admin,+Artigo+2+-+Mara+Lucia.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

MARTINS, Greice; FELIPE, Henrique. Et al. Das Confluências, Cosmologias e Contra-colonizações. Uma conversa com Nego Bispo. EntreRios – Revista do PPGANT -UFPI -Teresina, vol. 2, n. 1, 2019. Disponível em: *10481-38532-1-PB.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

OLIVEIRA, Luiz F.; CANDAU, Vera M F. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abril, 2010. Disponível em: 01 - luiz oliveira e vera candau.qxp (scielo.br). Acesso em: 14 mar. 2024.

RAMOS, J. S; SIQUEIRA, T. B. L. Ensino de Arte e Educação Antirracista: perspectivas pedagógicas e políticas na atuação docente. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/63328. Acesso em: 18 abr. 2023.

RIBEIRO, Djamila. O Que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.

Publicado

2024-04-28

Como Citar

BENICIO, Raimundo Kleberson de Oliveira. Os paradoxos de uma pedagogia teatral contracolonial. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24707. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas