Ruínas vivas do Teatro de Arte Israelita Brasileiro no livro “TAIB: Uma história do teatro”
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0801Palavras-chave:
TAIB, Teatro Ídiche, teatro político, teatro brasileiroResumo
Resenha do livro Taib: uma história do teatro sobre a trajetória de teatro construído pelo Instituto Cultural Israelita Brasileiro (ICIB), mantido pela comunidade judaica de cultura ídiche em São Paulo na década de 1960. A análise destaca como o livro apresenta o caráter singular daquele teatro, seja para a cultura ídiche dos anos 1950 e 1960, seja para o teatro político brasileiro das décadas seguintes. Na pesquisa realizada pelos autores e autoras dos textos reunidos no livro, é possível ver ainda como as ruínas atuais do TAIB ainda guardam as marcas fantasmagóricas de uma trajetória marcante e com potencial para ser reativada.
Downloads
Referências
CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023.
CYTRYNOWICZ, Roney. Uma comunidade de imigrantes que nasceu fazendo teatro ídiche (1910-1960). In: CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023b.
GOES, Maria Lívia Nobre; HOTIMSKY, Nina Nussenzweig. Fim de um ciclo histórico. In: CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023a.
GOES, Maria Lívia Nobre; HOTIMSKY, Nina Nussenzweig. TAIB, um palco para a cidade. In: CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023b.
HONIGSBERG, Ernesto Mifano. “Um povo que canta jamais perece”: uma breve história do coro Scheiffer. In: CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023.
JACOBBI, Ruggero. Crítica da razão teatral: o teatro no Brasil visto por Ruggero Jacobbi. Seleção, organização e notas de Alessandra Vannucci. São Paulo: perspectiva, 2005.
OKSMAN, Silvio; SZKLO, Ilan; VAINER, André. Casa do Povo: um monumento vivo. In: CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023.
PETRIN, Antonio; SILVA, Marco Antonio Pedra da. Ponto de Partida: Um teatro político na ditadura militar. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0501. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20582. Acesso em: 7 nov. 2023.
SEROUSSI, Benjamin. Nas fundações da Casa do Povo. CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). TAIB: uma história do teatro. São Paulo: Narrativa Um: Instituto Cultural Israelita Brasileiro, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)