Nelson Rodrigues: um trágico à brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0801Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, dramaturgia, tragédia, trágicoResumo
Resenha do livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, de Elen de Medeiros. A obra é resultado de uma trajetória de quase uma década de pesquisas voltadas à poética dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Nela, a pesquisadora revisita as já clássicas formulações sobre o trágico rodriguiano e propõe que a obra dramatúrgica do autor seja lida não a partir do enquadramento clássico, mas a partir do que ela denomina um caráter “movente” de seus dramas. Em termos específicos, é preciso reconhecer que a tragédia moderna rodriguiana absorve e inverte procedimentos trágicos clássicos, ao mesmo tempo os mescla a recursos da comédia e do melodrama.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. “De l’essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques”. In Oeuvres completes II. Paris: Gallimard, 1976.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979.
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Global Editora, 1997.
MEDEIROS, Elen de. Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2022.
MEDEIROS, Elen de. Nelson Rodrigues e as tragédias cariocas: um estudo das personagens. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2005.
PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues e a Obscena contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
PRADO, Décio de Almeida. Peças, pessoas, personagens. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo. Vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo. Vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo. Vol. 4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do Drama Moderno: de Ibsen a Koltès. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)