Um romance frenético em cena: O Casamento pela Cia. Os Fodidos Privilegiados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0107Palavras-chave:
história do teatro brasileiro, Nelson Rodrigues, Antonio AbujamraResumo
Na década de 1990, a editora Cia. das Letras promoveu a edição de obras inéditas de Nelson Rodrigues e a reedição de alguns de seus livros, como por exemplo O casamento, obra publicada e censurada em 1966. Mais de 30 anos depois, em 1997, o romance ganhou sua primeira adaptação teatral, feita por Antonio Abujamra e João Fonseca, diretores da Cia. Os Fodidos Privilegiados, do Rio de Janeiro. O espetáculo representou o Brasil no XXII FITEI (Festival Internacional de Expressão Ibérica) na cidade do Porto, em Portugal, em 1999, e no VII Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá, na Colômbia, no ano 2000. A autora analisa a história da adaptação do livro para a cena.
Downloads
Referências
CAPELOZI, Lays de Cruz. Homem, chefe de família, dilacerado em O Casamento de Nelson Rodrigues. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, 2016.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1992.
DRUMOND, Eugênio. “O jogo irônico no romance O Casamento, de Nelson Rodrigues”. São Paulo. Revista do Centro de Estudos Portugueses (CESP), UFMG,
v. 24, 2004.
FONSECA, João. Entrevista concedida à Paula Sandroni no dia 20 nov.2020.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1987.
SANDRONI, Paula. Primeiras provocações: Antonio Abujamra e o Grupo Decisão. Dissertação - (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, 2004.
RODRIGUES, Nelson. O Casamento. Rio de Janeiro: Editora Edibolso, 1975.
RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela – Memórias. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
RODRIGUES, Nelson. Asfalto selvagem. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)