Urgente (2016), um teatro de grupos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0501Palavras-chave:
teatro brasileiro, dramaturgia, dinâmicas colaborativas, processualidadeResumo
Nesta entrevista, os atores Cláudio Dias, Marcelo Sousa e Silva e Zé Walter Albinati, da Cia. Luna Lunera (BH), comentaram o processo de criação da peça Urgente (2016), escrita pela companhia em co-autoria com o Areas Coletivo de Arte (RJ). Os artistas abordaram os procedimentos criativos da dramaturgia e encenação do espetáculo; a recepção do público nas apresentações e nos ensaios abertos; e a presença da banda Constantina (BH) no processo de criação. A entrevista foi realizada na sede da Cia. Luna Lunera em janeiro de 2023.
Downloads
Referências
ARAUJO, Antonio. A encenação no coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo. 2008. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
AREAS COLETIVO. Projetos. Areas Coletivo, 2022. Disponível em: https://www.areascoletivodearte.com/plano-sobre-queda. Acesso em 19 de janeiro de 2022.
CONSTANTINA. Home. Constantina, 2019. Disponível em: https://constantina.band/. Acesso em 08 de agosto de 2023.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural. Cia. Luna Lunera. Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo500503/cia-luna-lunera. Acesso em 08 de agosto de 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)