Dramaturgia e audiodescrição de mãos dadas nos processos de criação em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0105

Palavras-chave:

audiodescrição poética, dança, dramaturgia, processos de criação

Resumo

Traduzir o que se dança em palavras pode parecer improvável, mas é exatamente por meio de arranjo análogo que pessoas com deficiência visual fruem performances nessa vertente. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade cultural que propicia esse acesso através de um processo tradutório intersemiótico, ou seja, que transforma a linguagem visual em verbal. A partir desse entendimento, reflete-se como audiodescrição e dramaturgia podem caminhar de mãos dadas em processos de criação em dança, para que o que é traduzido da dança não se resuma a mero texto descritivo do que se vê, mas, sobretudo, do que a dança delineia e desperta na efemeridade das performances. Para tanto, são utilizados como referenciais alguns trechos de espetáculos do Festival Acessibilidança Virtual, promovido pela FUNARTE em 2022. Preocupa-se, assim, em concentrar esforços afim de identificar que engendramentos são necessários para que uma audiodescrição de dança, alinhada à dramaturgia, precisa ter para preservar a poética da obra artística e também ser envolvente para o público com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduado em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Artes Visuais - Cultura e pela Faculdade SENAC. Graduado em Educação artística - Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação (CE/UFRN).

Referências

ALVES, Jefferson Fernandes. Acessibilidade e Teatro: a presença das pessoas com deficiência visual como provocação. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n.34, p. 161-171, mar./abr. 2019.

ALVES, Jefferson Fernandes. CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. Visualidade e audiodescrição: a cena teatral sob o ponto de vista da deficiência visual. Aspas. São Paulo, V. 10, N. 2, p. 8-23, 2021. Seção especial - Visualidades das Cenas. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/184816>. Acesso em: 06 jan. 2022.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. (Coleção Carlos Drummond de Andrade).

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BEHRNDT, Synne K. Dança, dramaturgia e pensamento dramatúrgico. In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e Dramaturgia(s). São Paulo: Nexus, 2016.

BROOK, Peter. O espaço vazio: um livro sobre o teatro: moribundo, sagrado, rústico, imediato. 1. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2015.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. A coautoria do audiodescritor consultor na performance da audiodescrição poética. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. A coautoria na audiodescrição e a sinergia entre audiodescritor consultor, roteirista e narrador. In: GARCIA, Alexandra; CURADO, Kátia; ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa (Org.). Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo: uma formação para a liberdade, arte e autonomia. Manaus: FUA: ANPEd, 40ª Reunião Nacional ANPEd, 2022. p. 177-186. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/educpraticaliberdade-cartasdaamazonia-anped-edua.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

CORRADINI, Sandra. Dramaturgia na dança: uma perspectiva coevolutiva entre dança e teatro. 2010. Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno: introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

HERCOLES, Rosa. Dramaturgia da dança: a inerência entre forma e sentido no movimento. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, v. 4, n. 7, p. 12-26, 2015.

IELPO, Rodrigo. A tradução do texto teatral: performances de uma poética. Revista da Anpoll, v. 1, n. 44, p. 41-50, Florianópolis, Jan./Abr. 2018.

IGAREDA, Paula. Lyrics Against Images: Music and Audio Description. MonTI 4, p.233-254, 2012.

KUPSTAITIS, Bethielle. A poética do não-ver: da cegueira à visibilidade encenada. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vezes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.

NEVES, Josélia. The translation of everyday things. In: ZANETTIN, Federico; RUNDLE, Christopher (Org.). The Routledge Handbook of Translation and Methodology. London: Routledge, p. 441-456, 2022.

NEWFIELD, Denise. Transformation, Transduction and the Transmodal Moment. In: The Routledge Handbook of Multimodal Analysis, Carry Jewitt (ed.). New York Routledge, p. 100-113, 2014.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Movimentos do corpo estesiológico em Merleau-Ponty e a experiência da dança. Revista Repertório, Salvador, ano 25, n. 38, p. 9-46, 2022.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar. Natal: IFRN, 2015.

ORERO, Pilar; CASACUBERTA, David; MASZEROWSKA, Anna. Audio Describing Silence: Lost for Words. In: JANKOWSKA, Anna; SZARKOWSKA, Agnieszka. Points of View in Audiovisual Translation. Frankfurt: Peter Lang, 2015.

PATINIOTAKI, Emmanouela. Audio Description for Dance Performances: An Artistic and Collaborative Approach. Status Quaestionis, n. 23, p. 143-165, 2022.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

REMAEL, Aline. For the Use of Sound. Film Sound Analysis for Audio Description: Some Key Issues. MonTI. Monografías de Traducción e Interpretación, n. 4, p. 255-276, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras FAPESP, 2001.

SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

SZARKOWSKA, Agnieszka; ORERO, Pilar. The importance of sound for audio description. In: MASZEROWSKA, Anna; MATAMALA, Anna; ORERO, Pilar. Audio Description. New perspectives illustrated. John Benjamins Publishing Company, 2014.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

CEREJEIRA, Thiago de Lima Torreão. Dramaturgia e audiodescrição de mãos dadas nos processos de criação em dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24001. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto