Projeto Geringonça e suas coisas: intermedialidades na dramaturgia do circo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0301Palavras-chave:
Circo, Mídia, Intermedialidade, Dramaturgia do circoResumo
Neste artigo foi apresentado o modo como as mídias estão presentes e se relacionam no processo artístico Geringonça, proposto pelo coletivo circense brasiliense Instrumento de Ver a partir da identificação e criação de categorias que permitiram apontar as intermedialidades propostas. Foi escolhido o conceito de mídia como modo de expressão e objetos que organizam, transportam, guardam ou alteram a nossa percepção de mundo e atuam como meios para a produção de sentido, dentro da perspectiva da intermedialidade. Foi considerada ainda a importância do estudo de diferentes procedimentos criativos circenses para propor pistas voltadas à compreensão da escrita e dramaturgia do circo. A partir da pesquisa pudemos perceber que a escrita do espetáculo de circo coloca as intermedialidades em evidência, ressaltando o contraste entre diferentes mídias, em uma equivalência de importâncias.
Downloads
Referências
CARVALHO, Edilson Oliveira de. [Entrevista cedida a] HENNING, Julia. Em:. Poéticas circenses contemporâneas - intermedialidade e o coletivo Instrumento de Ver. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, 2018.
ISAACSON, Marta. Entre Dois, Cena e Imagem em Captação ao Vivo. Em: Revista
Cena, Porto Alegre, n. 25, p. 2535 mai-ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/issue/view/3476 . Acesso em: 12 jan. 2023.
MÜLLER, Adalberto. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre, RS: Sulina, 2012.
HENNING, Julia. As coisas do circo: uma reflexão sobre intermedialidade, dramaturgia e o contemporâneo. Em. Grafias Circenses, 2021. SESC. Disponível em:
HENNING, Julia. Poéticas circenses contemporâneas - intermedialidade e o coletivo Instrumento de Ver. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34260.
SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no
Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)